loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 03/08/2026 | Ano | Nº 6280
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Cidades

Cidades

UPAs TÊM AUMENTO DE MAIS DE 240% DE CASOS DE SÍNDROMES GRIPAIS

Nos primeiros 20 dias de dezembro, foram atendidas 2.355 pessoas gripadas na UPA Trapiche; no Benedito Bentes, foram 2.282 no período

Ouvir
Compartilhar
Maceió, 06 de dezembro de 2021
Movimentação na UPA do Trapiche, após mudança de classificação de risco implementada no hospital geral do Estado. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz
Maceió, 06 de dezembro de 2021 Movimentação na UPA do Trapiche, após mudança de classificação de risco implementada no hospital geral do Estado. Alagoas - Brasil. Foto:@Ailton Cruz -

Mais de 240% de aumento nos casos de síndrome gripal fizeram com que as UPAs – Unidades de Pronto Atendimento – Trapiche da Barra e Benedito Bentes, em Maceió, tivessem que atender acima da sua capacidade instalada. Nas duas unidades, a procura está sendo maior, o que tem prolongado o tempo de atendimento.

A situação acontece em meio aos surtos de gripe causados pelo vírus influenza A H3N2, que se espalham pelo Brasil e já atingem, ao menos, dez estados. Em cinco - Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Paraná -, foram registradas mortes pela doença. Para se ter ideia, nos primeiros 20 dias de dezembro, esses casos representaram 39% dos 5.987 atendimentos na UPA Trapiche da Barra. Foram 2.355 casos de síndrome gripal atendidos nesse período, quase o triplo do registrado de 1º a 20 de novembro, quando a unidade registrou 920 casos.

Na UPA Benedito Bentes, de 1º a 20 de dezembro, a unidade atendeu 2.282 pacientes com síndrome gripal, um aumento de 242% em relação aos primeiros 20 dias de novembro. A procura tem sido tão grande que, desde o dia 13 deste mês, a unidade está atendendo uma média de 450 pacientes por dia, sendo que a capacidade instalada é para 350 pacientes por dia. Em Rio Largo, o Hospital Professor Ib Gatto Falcão, também gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, apresentou um aumento de 538% dos atendimentos a usuários com síndrome gripal. Foram feitos 146 atendimentos de 1º a 20 de novembro e outros 786, de 1º a 20 de dezembro.

CONSULTÓRIOS ESPECIALIZADOS

Shorts Youtube
Play
Lira explica candidatura ao Senado: “É pelo que ainda falta fazer no Estado”

Lira explica candidatura ao Senado: “É pelo que ainda falta fazer no Estado”

Play
Lira dispara contra traições: “Está faltando palavra para muita gente em Alagoas”

Lira dispara contra traições: “Está faltando palavra para muita gente em Alagoas”

Play
Luciano Barbosa declara voto em Arthur Lira e promete percorrer Alagoas pela eleição ao Senado

Luciano Barbosa declara voto em Arthur Lira e promete percorrer Alagoas pela eleição ao Senado

Play
Bebeto e Leonardo Dias exaltam relação de Lira com Bolsonaro e confirmam apoio ao Senado

Bebeto e Leonardo Dias exaltam relação de Lira com Bolsonaro e confirmam apoio ao Senado

Play
“Me tiraram do jogo”: Neno da Laje recupera elegibilidade e volta à disputa

“Me tiraram do jogo”: Neno da Laje recupera elegibilidade e volta à disputa

Para atender a demanda nas UPAs de Alagoas, o ISAC adotou um novo fluxo assistencial, com o redimensionamento da equipe para dar maior agilidade ao atendimento. Nas duas unidades, o paciente com síndrome gripal é identificado assim que chega. Ele é acolhido por um técnico de Enfermagem, que verifica os sinais vitais, faz uma pré-análise do quadro clínico e o encaminha para a área de atendimento. Isso evita o contato desses pacientes com os demais. No Hospital Professor Ib Gatto Falcão, o atendimento a pacientes com síndrome gripal também é feito em uma área separada.

PREVENÇÃO

De acordo com José Maria Filho, superintendente técnico do ISAC, manter as medidas contra a Covid-19, como uso de máscara, lavagem das mãos e o distanciamento social, também ajuda na prevenção da gripe. A imunização é outra medida eficaz contra a doença. “As pessoas que apresentarem sintomas gripais mais graves, como febre alta persistente, devem procurar as unidades de urgência e emergência para serem avaliadas e medicadas. Em casos de sintomas leves, como nariz escorrendo e tosse, o usuário deve manter a hidratação e procurar os postos de saúde dos bairros”, explicou o médico.

O QUE É A GRIPE H3N2?

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A. Ele causa os mesmos sintomas apresentados por quem é infectado pelo vírus H1N1. São eles: febre acima de 38 graus; dores no corpo, de garganta e de cabeça; tosse; espirro; coriza; calafrios; náuseas e vômito; cansaço excessivo; moleza; e diarreia.

Relacionadas