loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Cidades

Cidades

ÁREA DE PROTEÇÃO ABRIGA 40 ESPÉCIES DE PEIXES COM AMEAÇA DE EXTINÇÃO

APA Costa dos Corais abriga grande diversidade de espécies, 40 delas com risco de extinção

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem ÁREA DE PROTEÇÃO ABRIGA 40 ESPÉCIES DE PEIXES COM AMEAÇA DE EXTINÇÃO
-

Um trabalho assinado por professores do Laboratório de Ictiologia e Conservação da Ufal em Penedo mostra que a APA Costa dos Corais abriga uma das maiores biodiversidades de peixes do planeta, mas que as informações sobre eles ainda estão ausentes em muitas regiões.

Os pesquisadores registraram que 40 espécies apresentam algum nível de ameaça de extinção. No trabalho, ficou constatado que o local abriga 44% de todas as espécies de peixes registradas no Oceano Atlântico Sudoeste, grande parte com risco de desaparecimento. Ambientalistas têm demonstrado preocupação com a situação da Área de Proteção Ambiental após o local ter sido palco de uma festa que reuniu centenas de pessoas, colocando em risco o ecossistema marinho.

O artigo sobre a biodiversidade do local é assinado pelos professores Cláudio Sampaio e Flávio Ferreira Junior. O trabalho, intitulado, em tradução livre, 'Biodiversidade e conservação dos recifes de corais na maior Área de Proteção Marinha do Brasil', foi capa do periódico Neotropical Ichthyology, da Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI), ciclo outubro-dezembro.

Os pesquisadores analisam a riqueza, distribuição e conservação de peixes recifais na Costa dos Corais, que é a maior APA costeira de uso múltiplo do país. Como resultado, 325 espécies de peixes forami listadas para APA Costa dos Corais. “A riqueza de peixes da APA representou 44% de todas as espécies de peixes registradas no Oceano Atlântico Sudoeste, destacando a importância em grande escala desta APA”, ressalta o trabalho.

Os pesquisadores também registraram 40 espécies como Quase Ameaçada (NT), Vulnerável (VU), Em Perigo (EN) ou Criticamente Em Perigo (CR), o que representa 12% do total catalogado.

O artigo publicado no Neotropical Ichthyology foi feito em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco e do Projeto Conservação Recifal (PCR), que concluem: “Este estudo reforça a importância da APA Costa dos Corais na biodiversidade e conservação dos peixes recifais e enfatiza a necessidade urgente de estratégias de conservação”.

Relacionadas