app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5881
Cidades

MACEIÓ TERÁ SHOWS PIROTÉCNICOS COM 5 TONELADAS DE FOGOS EM 7 PONTOS

Semtel estima presença de 20 mil a 30 mil pessoas na orla, onde queima de fogos deve durar 12 minutos

Por regina carvalho | Edição do dia 31/12/2021 - Matéria atualizada em 31/12/2021 às 04h00

Mesmo sem atrações artísticas nem festas públicas em comemoração ao Réveillon, Maceió terá espetáculo pirotécnico com cinco toneladas de fogos distribuídos em sete pontos da cidade. Na Ponta Verde, a queima de fogos coreografada terá 12 minutos de duração.

As balsas foram instaladas a 400 metros de quem estará na praia, que pode reunir até 30 mil pessoas, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).

“Sobre as vistorias, informa-se sua conclusão em relação ao show pirotécnico de Ponta Verde, o qual apresentou conformidade com as exigências do Corpo de Bombeiros Militar. No entanto, ainda será necessária a vistoria da Marinha do Brasil. A maioria dos eventos privados já foi aprovada. Contudo, as vistorias continuarão amanhã, quando novas informações serão disponibilizadas pela instituição, através da Superintendência de Atividades Técnicas”, informa o Corpo de Bombeiros Militar.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as fiscalizações são baseadas nos projetos de incêndio elaborados por engenheiros responsáveis, no qual se verifica a compatibilidade do projeto com os preventivos instalados no local. Caso ocorra alguma infração, o evento, através do seu responsável legal, é notificado para correção. “Para as festividades de fim de ano, foi formalizado termo de ajustamento de conduta entre diversos órgãos públicos (entre eles, o Corpo de Bombeiros Militar e o Ministério Público), além dos representantes dos eventos, a fim de definir critérios de realização e prazos para cumprimento dos requisitos legais”, informou o CBM.

PONTOS

Os pontos da orla marítima serão localizados em frente ao Itaú da Ponta Verde; entre o Hotel Ponta Verde e Maceió Mar Hotel; próximo ao totem Eu Amo Maceió. Além desses, alagoanos e visitantes poderão acompanhar a queima de fogos no Alto de Ipioca (Ipioca); Mirante do Jacintinho (Jacintinho); Papódromo (Vergel do Lago); e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), com previsão de que os shows pirotécnicos durem seis minutos. “Acredito que a descentralização dos pontos vai permitir que não haja aglomeração. Acredito que as pessoas preferirão ficar perto de casa. As pessoas ainda estão muito cuidadosas nesse momento. Para evitar aglomeração é que não teremos atividades culturais também. Será um momento de celebrar uma fase de mais esperança, de uma vida nova, mais normal”, afirma Patrícia Mourão, secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió. “A cidade está cheia de turistas e acreditamos que em toda extensão da orla marítima teremos de 20 a 30 mil pessoas. Nesse caso, vejo que é possível garantir um certo distanciamento”, acrescenta a secretária Patrícia Mourão.

MENOS RUÍDOS

Os fogos, esse ano, contam com redução de ruídos, pois não serão usados fogos de tiro, apenas os que produzem efeitos de cor. As balsas são de aço naval, do mesmo tipo das utilizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Florianópolis e Balneário Camboriú.

COMÉRCIO NA ORLA

Agentes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) iniciam na manhã desta sexta a fiscalização das vias que darão acesso aos pontos que terão queima de fogos e receberão maceioenses e visitantes. A previsão é que os ambulantes que vão atuar na orla de Maceió fiquem espalhados em 23 pontos das Praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

Outros pontos da cidade serão fiscalizados por equipes volantes, especialmente os locais que terão a queima de fogos de artifício, promovida pela Prefeitura de Maceió. De acordo com Thiago Prado, secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, os comerciantes informais ficarão alocados nas diversas vagas de estacionamento ao longo da orla da capital alagoana.

Mais matérias
desta edição