app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Cidades

CONSULTA PÚBLICA SOBRE VACINAÇÃO DE CRIANÇAS TEVE 24 MIL CONTRIBUIÇÕES

Ministério da Saúde faz audiência pública hoje sobre o assunto e divulga resultado da consulta amanhã

Por Redação com Metrópoles | Edição do dia 04/01/2022 - Matéria atualizada em 04/01/2022 às 04h00

O Ministério da Saúde realiza hoje audiência pública sobre a inclusão de crianças de 5 a 11 anos na campanha nacional de imunização contra a Covid-19. A audiência abordará consulta pública sobre o tema encerrada no domingo (2), com 24 mil contribuições. O resultado da consulta, com recomendações de participantes da audiência, será divulgado amanhã. Ontem a Secretaria de Estado da Saúde divulgou que Alagoas registrou mais um dia sem registro de morte por Covid-19, repetindo o resultado pelo oitavo dia consecutivo.

A comunidade médico-científica defende a inclusão de crianças de 5 a 11 anos na campanha de imunização. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em 15 de dezembro a ampliação do uso do imunizante Comirnaty da Pfizer para aplicação em crianças de 5 a 11 anos.

Em 16 de dezembro, a agência enviou ofício ao Ministério da Saúde recomendando ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) a inclusão da vacina, ressaltando que cabe ao Ministério da Saúde do Brasil a decisão quanto à conveniência e oportunidade para a adoção de tal medida.

CHEGADA DAS VACINAS

Mesmo antes do resultado da consulta pública, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou nesta segunda-feira (3/1), minutos antes de embarcar em viagem à Bahia, sobre a chegada de doses ao Brasil. “Na segunda quinzena de janeiro, as vacinas começam a chegar e serão distribuídas, como nós temos distribuído”, destacou. Os imunizantes para crianças de 5 a 11 anos começarão a chegar ao Brasil em 10 de janeiro, e a aplicação será iniciada na segunda quinzena do mês. Segundo a equipe técnica da Anvisa, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa. A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, o imunizante, que será aplicado em doses de 0,3 mL, terá tampa de cor roxa.

OITO DIAS SEM MORTES

Boletim Epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mostra que com o avanço da vacinação, Alagoas chegou ao oitavo dia consecutivo sem mortes, que somam 6.383. Em 24 horas, quatro novos casos confirmados foram contabilizados, totalizando 242.108 testes positivos. Do total de casos ativos, 87 pacientes estão em isolamento domiciliar. Outros 235.440 já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e estão recuperados da doença. Há 2.810 casos em investigação epidemiológica.

Mais matérias
desta edição