Cidades
JHC DIZ QUE VACINAÇÃO DE CRIANÇAS COMEÇA ASSIM QUE DOSES CHEGAREM
Público estimado na faixa etária de 5 a 11 anos é de 106.341 crianças em Maceió; MS definiu prioridades


O prefeito de Maceió, JHC, afirmou ontem) que vai dar início à vacinação de Covid-19 para crianças assim que as doses chegarem ao Município. O Ministério da Saúde (MS) anunciou a autorização para imunização da nova faixa etária - 5 a 11 anos - na última quarta-feira (5).
“O @mindasaude [Ministério da Saúde] incluiu as crianças de 5 a 11 anos na campanha de vacinação contra a Covid-19. A gente tá como? Sempre preparado. 13 de janeiro chegam as doses infantis no Brasil. Assim que tiverem na mão, aplicamos”, escreveu JHC em suas redes sociais.
Em dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos no Brasil, após avaliação técnica de pedido submetido pela própria farmacêutica. A estimativa de público de 5 a 11 anos em Maceió é de 106.341 crianças na faixa etária contemplada nesta etapa da vacinação.
PREVISÃO DE CHEGADA
Para vacinar as crianças a partir de 5 anos o Ministério da Saúde informou ter encomendado mais de 20 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer. Até o fim de janeiro, a estimativa é de que 3,7 milhões de doses cheguem ao País em três lotes de 1,248 milhão de vacinas cada. A primeira entrega está prevista para chegar ao Brasil em 13 de janeiro, a segundo dia 20 e a terceira, dia 27.
De acordo com o Ministério, as doses serão distribuídas de forma proporcional para os estados e o Distrito Federal, considerando a estimativa de crianças nessa faixa etária por unidade federativa, que, por sua vez, farão a distribuição entre os municípios. Atualmente, Maceió está vacinando, com a primeira dose, adolescentes a partir de 12 anos e adultos com 18 anos ou mais. A segunda dose está disponível para o mesmo público e a dose de reforço, para o público adulto.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Segundo nota técnica divulgada pelo governo federal, a vacinação de crianças cumprirá a seguinte ordem de prioridades: primeiro se vacinam crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades; na sequência, crianças indígenas e quilombolas; crianças que vivam em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19. Concluída a vacinação dos grupos prioritários, serão vacinadas crianças sem comorbidades, em ordem decrescente de idade, começando pelas de 10 e 11 anos; depois, as de 8 e 9 anos; em seguida, as de 6 e 7 anos; e, por último, as crianças de 5 anos.
FRASCO LARANJA
A vacina para crianças será aplicada em duas doses, com 21 dia de intervalo – assim como nos adultos –, mas a dosagem, a composição e a concentração da vacina pediátrica são diferente, assim como a própria cor da embalagem. A cor da tampa do frasco da vacina para crianças é laranja, diferente da vacina da Pfizer aplicada em adultos, que é roxa, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina.