loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

Cidades

MINISTÉRIO DA SAÚDE PROPÕE REDUZIR ISOLAMENTO POR COVID DE 14 PARA ATÉ 5 DIAS

Pela recomendação, paciente assintomático com teste negativo poderá abreviar isolamento

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem MINISTÉRIO DA SAÚDE PROPÕE REDUZIR ISOLAMENTO POR COVID DE 14 PARA ATÉ 5 DIAS
-

Em coletiva de imprensa ontem, o Ministério da Saúde anunciou que irá reduzir o número de dias para quarentena de diagnosticados com a Covid-19. A orientação, a partir de agora, é para que o isolamento mínimo seja de cinco dias, em casos assintomáticos e mediante testagem com RT-PCR.

Atualmente, a orientação é de que infectados com o coronavírus passem entre 10 e 14 dias afastados para evitar a disseminação da doença. A partir de sete dias, caso não haja sintomas, febre ou uso de remédios, não há necessidade de testagem para retomar atividades. Caso haja, é indicado teste RT-PCR. Se o teste for positivo, o isolamento recomendado é de 10 dias, até que não haja manifestação de sintomas, febre e uso de antitérmicos há, no mínimo, 24 horas.

Em casos assintomáticos, a liberação do isolamento a partir do quinto dia é feita mediante teste RT-PCR negativo. É necessário, neste caso, manter recomendações até o décimo dia. As recomendações adicionais até o décimo dia são: evitar aglomerações e viagens dispensáveis, usar máscara em locais com maior circulação de pessoas e álcool em gel, além de medidas não farmacológicas, como distanciamento de outras pessoas. Na quinta-feira (6/1), a Prefeitura de São Paulo solicitou ao Ministério da Saúde a redução do período de isolamento para pessoas assintomáticas.

ESTADOS UNIDOS

Segundo o ministro Marcelo Queiroga, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de Saúde dos Estados Unidos, já adotou a medida e recomenda o tempo mais curto de isolamento desde dezembro. Outras autoridades de saúde ao redor do mundo têm criado novas medidas sobre o tema. “O CDC já deu essa recomendação [de tempo menor de isolamento]. O governo francês já deu essa autorização de profissionais de saúde que estão positivos de atender na linha de frente por conta do número de casos”, afirmou o ministro, na semana passada.

Relacionadas