loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 28/07/2025 | Ano | Nº 6019
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

Cidades

DIABETES É COMORBIDADE COM MAIS MORTE POR COVID EM AL

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Desde que começou a pandemia, no início de 2020, mais de 2 mil alagoanos com diabetes morreram em decorrência da covid-19. Segundo dados epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde, essa é a principal comorbidade com maior fator de risco para o coronavírus. Os dados revelam que no Estado morreram por Covid 2.471 pessoas que tinham diabetes. Mas tem um segundo fator de risco que não fica muito atrás. É a hipertensão arterial sistêmica (HSA). Do total de mortes no Estado, 2.180 vítimas da covid-19 eram hipertensas.

Na sequência vem a cardiopatia. Do total de mortes por Covid em Alagoas 1.397 vítimas tinham a cardiopatia, doença do coração que geralmente acomete as vítimas desde o nascimento.

Segundo a Agência Brasil, cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Bahia verificaram que a diabetes induz uma inflamação nas células circulantes do sistema imunológico com aumento da expressão dos genes ACE2 e ALOX5, tornando-as mais propensas à invasão do novo coronavírus. Os resultados da pesquisa foram publicados na Diabetes, uma das revistas científicas mais importantes do mundo sobre o tema.

Relacionadas