app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Cidades

CIDADES COM MAIS CASOS E MORTES POR COVID-19 CANCELAM CARNAVAL

Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Palestina, Pilar, Quebrangulo e Santana do Ipanema apresentaram maiores índices de infecção

Por regina carvalho | Edição do dia 22/01/2022 - Matéria atualizada em 22/01/2022 às 04h00

A maioria dos municípios alagoanos com mais casos confirmados e mortes por Covid-19 a cada cem mil habitantes decidiu cancelar o carnaval deste ano. Maceió, Satuba, Delmiro Gouveia, Rio Largo, Arapiraca, Marechal Deodoro, Pilar, Santana do Ipanema e Quebrangulo registram situação mais preocupante em relação a infectados e óbitos causados pelo novo coronavírus e quase todos, até agora, resolveram não realizar a festa.

Nos últimos 28 dias, cidades litorâneas ou que tradicionalmente realizam carnavais de rua aparecem como recordistas na taxa de incidência da doença a cada cem mil habitantes. Porto de Pedras (1,6 mil), Barra de São Miguel (680,4), Marechal Deodoro (565,1). Delmiro Gouveia (422,9) e Pariconha (341,6) registram média maior que Alagoas de 143,2/100 mil.

Os dados do painel de informações interativas sobre a pandemia da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) mostram que os cinco municípios com mais casos confirmados da doença em Alagoas são Maceió (96,5 mil), Arapiraca (31,4 mil), Marechal Deodoro (7 mil), Palmeira dos Índios (5,4 mil) e Santana do Ipanema (5 mil). E, no caso de mortes causadas pela doença, Maceió, Arapiraca, Rio Largo, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia. Na sequência, 2,8 mil; 538; 185; 158 e 135 vítimas da pandemia. Até a última quinta-feira (20), foram confirmados em Alagoas 247,5 mil casos de Covid e 6,4 mil óbitos por Covid-19.

A faixa etária mais afetada é de 60 a 69 anos: quase 1,5 mil vítimas do novo coronavírus não resistiram ao novo coronavírus. Dados do Igdema mostram que sete municípios alagoanos apresentam as maiores taxas de infecção pelo novo coronavírus, com 9 mil a 13,5 mil infectados a cada cem mil habitantes: Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Palestina, Pilar, Quebrangulo e Santana do Ipanema.

53 CANCELAMENTOS

Atualização feita pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), até a última quinta-feira (20) mostra que pelo menos 53 cidades decidiram cancelar as festas de rua durante o Carnaval deste ano, dentre elas: Atalaia, Capela, Coqueiro Seco, Coruripe, Delmiro Gouveia, Japaratinga, Joaquim Gomes, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pilar, Piranhas, Porto de Pedras, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Satuba.

Analisam a questão: Jequiá da Praia, Mar Vermelho, Matriz de Camaragibe, Olivença, Paripueira, São José da Laje e São Luís do Quitunde.

RECOMENDAÇÃO

No último dia 13, a força-tarefa de combate à Covid-19 do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) decidiu recomendar que os prefeitos dos 102 municípios alagoanos não promovam festas durante o carnaval de 2021. A medida é para evitar aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus.

Mais matérias
desta edição