A Prefeitura de Maceió iniciou ontem a aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças de 8 anos sem comorbidades. Até o momento, apenas 3.374 crianças receberam a primeira dose da vacina na capital, o que representa 3,46% da população pediátrica estimada, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, fez um apelo aos pais, convocando-os a vacinar as crianças.
“Faço um reforço para que o pai e a mãe, mesmo os que trabalham, priorizem vacinar seus filhos. Isso é fundamental. No Maceió Shopping, o atendimento vai até as 21 horas, então não tem razão nenhuma desses pais não vacinarem seus filhos”, disse Claydson Moura,
“Se tiverem dúvidas, perguntem ao médico, em qualquer posto de saúde, ou, se tiver plano de saúde, pergunte ao seu médico, para se certificar que deve, sim, vacinar a criança. Vacinar é fundamental para que Deus os livre de enterrar seus filhos”, afirma Claydson Moura.
O gestor informou que o Município pretende, no início da volta às aulas na Rede Municipal, no dia 14 de fevereiro, enviar equipes itinerantes para escolas e creches, a fim de levar a imunização às crianças e adolescentes.
A quantidade de crianças a serem imunizadas é de 106.341, no total, sendo 12.300 de 5 anos, 13.261 de 6, 14.303 de 7, 14.858 de 8, 16.224 de 9, 18.716 de 10 e 16.679 de 11 anos.
Para estimular a vacinação das crianças, o Município de Maceió realizou, no último dia 23, e já anunciou para o próximo dia 30, o Domingo da Criança, para vacinar exclusivamente o público de até 11 anos, nos quatro pontos fixos - Maceió Shopping (Mangabeiras), Praça do Osman Loureiro, Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e Papódromo, das 9h às 16h.
ESPAÇOS TEMÁTICOS
A vacinação para crianças de 5 a 11 anos em Maceió conta com espaços adaptados especialmente para elas. Os pontos de vacinação dispõem de raias com decoração temática e ações interativas, como oficinas de slime, para assegurar às crianças um ambiente acolhedor, enquanto aguardam os 20 minutos de observação pós-vacina recomendados pela Anvisa. além da distribuição de lanches. As crianças são recebidas por recreadores e ao final da vacinação, recebem ‘Certificado de Coragem’, visando deixar as crianças mais à vontade.