loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 04/08/2026 | Ano | Nº 6281
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Cidades

Cidades

MACEIÓ NÃO INCLUIU CORONAVAC NA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS

Sesau divulgou nota técnica com orientação para municípios sobre aplicação pediátrica do imunizante

Ouvir
Compartilhar
Maceió, 18 de janeiro de 2022
Vacinação infantil no Maceió shopping no bairro da Mangabeiras. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz
Maceió, 18 de janeiro de 2022 Vacinação infantil no Maceió shopping no bairro da Mangabeiras. Alagoas - Brasil. Foto:@Ailton Cruz -

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) divulgou Nota Técnica ontem, com orientação aos municípios do Estado sobre a imunização de crianças de 6 a 11 anos com a vacina Coronavac, desde que eles sigam o que consta nas recomendações da pasta. Maceió, no entanto, não vai usar, pelo menos por enquanto, o imunizante nos pequenos. A Pfizer pediátrica continuará sendo administrada a esse público na capital alagoana.

“A Secretaria de Saúde de Maceió informa que o quantitativo de doses disponíveis da vacina pediátrica da Pfizer tem atendido à procura do público pela imunização infantil. Nesse momento, Maceió seguirá aplicando apenas o imunizante da Pfizer para o público de 5 a 11 anos”, informou a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), por meio de nota.

Na última sexta-feira (21), o Ministério da Saúde (MS) anunciou que incluiu a Coronavac no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para vacinar crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos contra a Covid-19. Em Maceió, segundo a SMS, existem 9.730 doses remanescentes da Coronavac, sem contar com as que estão disponíveis para a dose de reforço dos que já iniciaram a imunização - adultos.

NOTA DA SESAU

Shorts Youtube
Play
PM é preso após atirar em dono de oficina; vídeo mostra ação

PM é preso após atirar em dono de oficina; vídeo mostra ação

Play
Vestido de palhaço e com uma faca, homem tenta invadir casa

Vestido de palhaço e com uma faca, homem tenta invadir casa

Play
Fuga em massa: presos arrancam vaso sanitário e escapam

Fuga em massa: presos arrancam vaso sanitário e escapam

Play
Caseiro reage a assalto e é morto com tiro na cabeça

Caseiro reage a assalto e é morto com tiro na cabeça

Play
Mãe que perdeu filho para serial killer de Maceió encontra na confeitaria  novo sentido para a vida

Mãe que perdeu filho para serial killer de Maceió encontra na confeitaria novo sentido para a vida

Por meio de nota técnica, a Sesau/AL orientou sobre a imunização contra a Covid-19 de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com a vacina CoronaVac. A nota informa que a formulação da vacina é a mesma já utilizada para o público adulto, entretanto, ela é contraindicada para crianças e adolescentes imunocomprometidos, segundo recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A nota também ressalta que diante da semelhança das cores dos frascos dos imunobiológicos Coronavac e Pfizer Pediátrica, ambos na cor laranja, deverão ser estabelecidas estratégias para operacionalização da vacinação pediátrica. O objetivo é evitar que os imunobiológicos não sejam ofertados de forma concomitante no mesmo ponto de vacinação, ou seja, que sejam ofertados em salas ou em dias distintos, objetivando minimizar o risco de erro de imunização.

DISTRIBUIÇÃO

Além disso, o documento também informa que o critério para distribuição de doses da vacina CoronaVac para atender o público infantil será mediante a solicitação municipal. Com isso, a distribuição irá ocorrer considerando o estoque municipal, bem como, a população-alvo estimada e a já atendida mediante a distribuição do imunizante Pfizer Pediátrico.

Relacionadas