loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 0
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

Cidades

VAZÃO QUE ELEVOU NÍVEL DO RIO SÃO FRANCISCO EM CIDADES SERÁ MANTIDA EM RESERVATÓRIOS

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem VAZÃO QUE ELEVOU NÍVEL DO RIO SÃO FRANCISCO EM CIDADES SERÁ MANTIDA EM RESERVATÓRIOS
-

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) informou que, em reunião da Sala de Crise da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), ocorrida na manhã de ontem, ficou decidido que as defluências médias diárias dos reservatórios de Sobradinho e Xingó serão mantidas em 4.000 m3/s até o dia 15 de fevereiro.

As vazões dos reservatórios de Sobradinho e Xingó foram elevadas gradualmente do patamar de 1.000 m3/s para o patamar de 4.000 m3/s, do período de 12/01 a 24/01, deixando várias cidades ribeirinhas em alerta.

O monitoramento, segundo o comitê, é necessário mediante condição de cheia declarada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em articulação com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), provocada pelas fortes chuvas ocorridas em Minas Gerais.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco também chamou a atenção para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, considerando a possibilidade de elevação da vazão a depender da evolução do quadro de chuvas na bacia.

Relacionadas