De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, a Unidade Básica de Saúde Jorge Duarte Quintella, no Graciliano Ramos, na parte alta da capital, registrou, em menos de 15 dias, 1.468 testes positivos para a Covid-19. Foram realizados 2.231 testes. entre o dia 20 de janeiro e 1º de fevereiro.
Desde o dia 20 de janeiro deste ano, a unidade de saúde Aliomar de Almeida Lins, no Benedito Bentes, e a Jorge Duarte Quintella estão funcionando 24 horas para atender pacientes com síndromes gripais, após alta de casos. Apenas a unidade Jorge Quintela realiza o teste, mediante prescrição médica com notificação de suspeita de Covid-19.
Ainda segundo a secretaria, desde a instalação do serviço 24h, no último dia 20, foram feitos 4.308 atendimentos específicos nas duas unidades até 1º de fevereiro. O diretor da unidade, João Paulo Calheiros, disse que a alta no atendimento nos últimos dias assustou.
“As pessoas chegavam aqui no desespero. Foi assustador as primeiras semanas porque eram muitos pacientes com medo da doença”, comentou. “Porém, desde segunda (31), a procura de atendimento vem se estabilizando. As pessoas estão sendo orientadas quanto aos reais sintomas da Covid e, também, estamos fazendo o teste em quem realmente precisa”, completou.