loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 29/04/2025 | Ano | Nº 5955
Maceió, AL
34° Tempo
Home > Cidades

Cidades

BALDOMERO CAVALCANTI TEM MAIS QUE DOBRO DA CAPACIDADE DE PRESOS

População carcerária excedente em presídio é de 863 ocupantes, o que representa 111% detentos a mais

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem BALDOMERO CAVALCANTI TEM MAIS QUE DOBRO DA CAPACIDADE DE PRESOS

Um problema antigo e que não para de crescer: a superlotação carcerária em Alagoas assusta. Segundo dados da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris/AL), os presídios masculinos Baldomero Cavalcanti e Cyridião Durval estão com o dobro da capacidade de presos. O primeiro, inclusive, está com 863 excedentes, 111,6% a mais do que poderia alocar.

A capacidade atual no Baldomero é de 773 presos, porém, há 1.507 condenados e 129 presos provisórios no lugar, somando 1.636 detentos. Ou seja, um total de 863 presos a mais. Já a capacidade no Cyridião Durval é de 404 presos, porém, na penitenciária, há 48 condenados e 675 presos provisórios, somando 723 detentos. O Cyridião está com 318 excedentes, 79% a mais do que poderia alocar, segundo a Seris.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social ressaltou que está tomando providências para eliminar quaisquer problemas de excedente de população carcerária, dos quais destaca a construção de um novo presídio, com capacidade para 1.008 vagas, cujas obras encontram-se 65% concluídas e a incorporação de cerca de 300 novos policiais penais nos próximos meses. O prazo para o fim da obra do novo presídio não foi informado.

“O processo de incorporação de pessoal, via concurso público, já teve as duas primeiras etapas finalizadas: as provas escritas e o teste de aptidão física (TAF)”, reforça a nota.

Por outro lado, a Penitenciária de Segurança Máxima não registra superlotação. Com capacidade para 192 presos, o local conta com 48 condenados e 104 presos provisórios, somando 152 detentos - o que não excede o limite de sua capacidade.

CASA DE CUSTÓDIA

Ainda segundo dados da Seris, a capacidade atual na Casa de Custódia da Capital é de 240 presos. No local, no entanto, há dois condenados e 242 presos provisórios

PRESÍDIO FEMININO

O Presídio Feminino Santa Luzia - único em Alagoas -tem capacidade para 221 detentas. Atualmente, segundo a Seris, há 85 condenadas e 71 presas provisórias, somando 156 presas, o que não excede sua capacidade de alocação.

AGRESTE

O presídio do Agreste também não vem sofrendo com a superlotação, conforme dados da Seris. A capacidade dele é de 960 presos. Atualmente, conta com 913 presidiários. A Seris informou, ainda, que o Centro Psiquiátrico Judiciário e Núcleo Ressocializador da Capital não têm registrado problemas de superlotação.

Relacionadas