loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

Cidades

SÍNDROMES GRIPAIS CRESCEM 20,8% ENTRE CRIANÇAS EM AL

Sesau diz que nas primeiras semanas do ano houve aumento de síndromes gripais provocadas por Covid entre crianças

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem SÍNDROMES GRIPAIS CRESCEM 20,8% ENTRE CRIANÇAS EM AL

Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) apontam aumento nos casos de Síndromes Gripais (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças de 0 a 10 anos. Nas primeiras semanas de 2022, 1.509 casos de SG foram registrados no Estado, crescimento de, aproximadamente, 20,8%.

O aumento também foi registrado entre os casos de SRAG, passando de 512 crianças acometidas por Síndrome Aguda Respiratória Grave para 599, totalizando 87 novos registros, o que corresponde a um crescimento de 16,9%. Os quadros de síndromes respiratórias - SG e SRAG - são consequências da contaminação pelo novo coronavírus, observa o boletim.

Além da elevação nos números de casos, os boletins epidemiológicos da Sesau apontaram cinco óbitos de crianças de 0 a 10 anos, uma menina e quatro meninos, no período de 1° de janeiro a 21 de fevereiro de 2022.

DIFERENÇA ENTRE SG E SRAG

Apesar da Síndromes Gripais (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tratar de doenças que atingem o sistema respiratório, o Ministério da Saúde (MS), como forma realizar um monitoramento da pandemia, distinguiu as síndromes através dos sintoma.

Segundo informações do MS, a Síndrome Gripal pode ser definida pelos seguintes quadros: indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

Em crianças, além dos itens anteriores, também é considerada a apresentação de obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.

Já na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) o indivíduo está passando por um quadro de SG e apresenta sintomas como dispneia (falta de ar)/desconforto respiratório ou pressão ou dor persistente no tórax ou saturação (quantidade) de oxigênio (O2) menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada (cianose) dos lábios ou rosto.

Nas crianças, também são observados os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e falta de apetite.

Relacionadas