loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 23/07/2026 | Ano | Nº 6273
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Cidades

Cidades

COM ESTOQUE EM BAIXA, HEMOAL ABRE NO CARNAVAL PARA DOAÇÃO

Hemocentro de Alagoas receberá doadores de sangue no Carnaval, fechando só no domingo; Hemoar não funcionará

Ouvir
Compartilhar
Imagem ilustrativa da imagem COM ESTOQUE EM BAIXA, HEMOAL ABRE NO CARNAVAL PARA DOAÇÃO

O Hemoal Maceió estará de portas abertas neste carnaval para receber doadores de sangue. O Hemocentro conta atualmente com um estoque de apenas 77 bolsas, o que representa apenas 25% do total necessário para atendimento das demandas.

O Posto de Coleta do Trapiche, situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), vai funcionar no sábado (26) de Zé Pereira, das 7h30 às 17h. Na segunda (28), terça (1º) e na quarta-feira (2) de Cinzas, o órgão também vai funcionar das 7h30 às 17h.

Já no Hemocentro de Arapiraca (Hemoar), o Posto de Coleta situado no Laboratório Municipal vai captar doadores até hoje e retoma o atendimento aos voluntários na quinta-feira (3); até lá, o serviço de dispensação de sangue vai funcionar normalmente.

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO

Shorts Youtube
Play
Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca

Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca

Play
Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos

Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos

Play
Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta

Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta

Play
Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos

Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos

Play
Acidente na Fernandes Lima deixa trânsito lento

Acidente na Fernandes Lima deixa trânsito lento

Para doar sangue, o candidato deve ter no mínimo 16 anos de idade, estar portando um documento de identificação com foto e usando máscara. Também é necessário ter boa saúde e peso igual ou superior a 50 quilos. O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, nos últimos dez anos, hepatite.

Ao comparecer ao Hemoal, é necessário estar bem alimentado, mas não pode ter ingerido comidas gordurosas. Com relação às gestantes e lactantes, não é permitida a doação e, para os doadores que irão repetir o procedimento, é estipulado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Mas se o candidato tiver colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

COVID-19

Com relação ao candidato à doação de sangue que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Quanto ao voluntário que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue normalmente. No caso do voluntário que tenha sido vacinado contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. Se a imunização ocorreu com a da vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas e, mas se as vacinas utilizadas foram a AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.

Relacionadas