Alagoas recebeu sexta-feira (25) mais 229.450 doses de vacinas contra a Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). São 200.200 doses da CoronaVac e 29.250 da Pfizer Adulta. O Ministério da Saúde também anunciou o repasse de mais R$ 3 milhões a Alagoas para reforçar os cuidados com sequelas pós-covid.
Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os imunizantes tiveram a temperatura aferida, foram contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, situado no bairro Farol, em Maceió, após o desembarque.
As Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) podem retirar os imunizantes somente depois da solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendamento prévio nas Centrais de Distribuição. Os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, devem agendar a retirada das vacinas por meio do e-mail [email protected].
Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, deverão realizar o agendamento pelo e-mail [email protected].
SEQUELAS
O Ministério da Saúde vai repassar mais de R$ 3 milhões a municípios de Alagoas para reforçar a assistência na Atenção Primária à Saúde (APS) para pessoas com sintomas pós-Covid-19. A liberação do investimento foi assinada quarta-feira (23) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Os gestores das cidades poderão contratar profissionais qualificados, reformar ou criar ambientes para abrigar ações como espaços para fisioterapia ou adquirir materiais de consumo. Considerada a porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS), a área é responsável pelo primeiro atendimento à população e encaminha os casos, se necessário, a outros serviços.
O cálculo de repasse para cada município foi elaborado com base em um índice de prioridade: para classificação dos municípios em alto, médio e baixo, considerando o quantitativo de equipes, índice de vulnerabilidade social, porte populacional e taxa de mortalidade por Covid-19..