Cidades
NÚMERO DE AFOGAMENTOS DURANTE CARNAVAL CAI 55% EM RELAÇÃO A 2021 EM AL
Este ano foram registradas 35 ocorrências de salvamento aquático em todo o Estado no período carnavalesco, a maioria no Agreste


Levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) mostra que do dia 26 de fevereiro a 1º de março – carnaval – foram registradas 35 ocorrências de salvamento aquático em Alagoas. Com base nesses números, houve uma queda de 55% dos casos de afogamento em relação ao carnaval do ano passado, que registrou 78. Quase metade das ocorrências que necessitaram do apoio do CBM ocorreu na região Agreste, que envolve Arapiraca e cidades vizinhas. Pelo menos 27% foram da Região Metropolitana de Maceió; 8% em Santana do Ipanema; 7% em Maragogi; 6% em União dos Palmares e 4% em Penedo.
Os dados do CBM durante a Operação Carnaval 2022 indicam, ainda, 50 ocorrências de busca e salvamento; oitenta chamados de atendimento pré-hospitalar e 19 incêndios.
Desde dezembro, o Corpo de Bombeiros Militar reforça as ações no litoral alagoano, onde costuma ocorrer aumento de afogamentos durante o verão e as férias escolares. Em 2021, houve 396 casos de afogamentos, aumento de 64,3% em relação a 2020, com 241. O capitão do CBM Ronaldo Lisboa, que atua no grupamento de salvamento aquático, informou que um dos pontos mais críticos em Alagoas é a Praia do Francês, em Marechal Deodoro, muito procurada por banhistas e que registra ondas fortes.