loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Cidades

Cidades

CENTRO DE TRATAMENTO ATENDEU QUASE 13 MIL PESSOAS COM SEQUELAS DA COVID EM MACEIÓ

Coordenador do Centro de Especialidades, Fellype Ezequiel diz que há pessoas em tratamento há quase 2 anos no local

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Entregue à população maceioense em agosto de 2020, cinco meses depois da confirmação dos primeiros casos e mortes por Covid-19 em Alagoas, o Centro de Especialidades Eliane Machado, localizado no PAM Salgadinho, em Maceió, já realizou quase 13 mil atendimentos na capital. Uma média de 40 por dia.

Somente no mês de janeiro de 2022 foram atendidas no local 150 pessoas que tiveram Covid e apresentaram sequelas. “Têm pessoas que continuam com as sequelas desde que abrimos o Centro, em agosto de 2020, há quase dois anos”, conta Fyllipe Ezequiel Souza de Almeida, coordenador do Centro de Especialidades.

Fyllipe Ezequiel lembra que os pacientes apresentam problemas renais, cardiorrespiratórios e neurológicos e que há pessoas sendo acompanhadas de todas as idades. “Poucas crianças, mas muitos adultos, pessoas de 30 a 40 anos. Mas idosos também. Enfim, temos faixas etárias variadas”, reforça. Atualmente, o Centro para Tratamento conta com seis especialistas e oferece assistência nas especialidades pneumologia, alergologia, cardiologia, neurologia e otorrinolaringologia.

O Centro de Especialidades foi a primeira unidade criada para tratamento de pacientes com sequelas da Covid-19 e recebeu esse nome em homenagem à primeira médica que faleceu vítima da doença em Alagoas, em maio de 2020: Eliane Buarque de Freitas Machado.

ACESSO AO SERVIÇO

O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e é destinado aos pacientes residentes em Maceió, após encaminhamento de hospitais de referência que tratam pacientes com Covid-19.

“Já aqueles internados por Covid-19, atendidos nas unidades de síndromes gripais, hospitais, UPAs e no Consultório na Rua terão seus encaminhamentos preenchidos pelo médico da unidade de atendimento e, posteriormente, enviados pelo responsável da unidade para a Central de Marcação do Município, que se encarregará de entrar em contato com o usuário, após agendamento”, informa a assessoria da SMS, em texto publicada no site da Secretaria.

Relacionadas