Apesar de todos os municípios alagoanos terem iniciado a vacinação de crianças contra a Covid-19, a adesão ainda é considerada baixa. Dados do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) mostram que a média de imunização do público com 5 anos – que começou no mês passado – é de apenas 11,3% em Alagoas.
Quando se fala em crianças de 6 anos, o percentual é de 13,5%; de 7 anos, está em 15,6%; de 8 anos, 17,5%; de 9 anos, 19,5%; de 10 anos com 21,2% e de onze anos está em 22,7%. Trata-se de uma vacinação complexa, que exige estrutura nos municípios.
“Todos os municípios estão vacinando. A dificuldade, nesse caso, é diferente de outras vacinas porque precisa de número grande de doses para aplicar. É uma vacina que tem característica diferente, mas é importante reforçar a importância de vacinar contra a covid”, disse Kátia Betina, secretária-executiva do Cosems.
Em razão da instabilidade no sistema de atualização de dados do Ministério da Saúde, é possível que os números de cada município apresentem alguma alteração.
Kátia Betina detalhou ainda que o fato de serem aplicados dois tipos diferentes de imunizantes – no caso CoronaVac e Pfizer em crianças – é outra situação que exige condições ainda mais específicas para imunizar.