Com o sucesso da vacinação obtido graças às doses de imunizantes enviadas pelo governo federal, a flexibilização do uso de máscara começa a acontecer em Alagoas. Nesta segunda-feira (14), o prefeito João Henrique Caldas — o JHC, do PSB — anunciou que o uso de máscaras passou a ser facultativo em Maceió. Nesta terça-feira (15), o governador Renan Filho (MDB anuncia, em suas redes sociais, que decretará a flexibilização do uso da máscara. Renan Filho informou ainda que vai apresentar os resultados do combate à pandemia no Estado, que possui uma das três menores taxas de mortalidade do país, graças ao envio de vacinas pelo governo federal e ao compromisso da população para com a campanha de imunização. No caso de Maceió, o prefeito JHC informou que a medida vale para locais públicos e privados, abertos e fechados. Quanto aos estabelecimentos privados, estes poderão — a seu critério — exigir a máscara dos clientes. Além disso, o prefeito anunciou que locais de eventos também poderão contar com a capacidade máxima, inclusive, ambientes esportivos, como estádios e ginásios. Porém, o gestor faz um alerta: “Está com sintomas de gripe? Evite aglomerações e use a máscara em locais públicos”. Além de Alagoas, pelo menos dez estados brasileiros já flexibilizaram o uso de máscaras. Os que dispensaram a obrigatoriedade em local aberto são: Amazonas, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Norte (a partir desta quarta-feira, 16) e São Paulo. Os que derrubaram a obrigatoriedade em ambientes abertos e fechados foram Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.
SÃO PAULO
Na última quarta-feira (9), o governador João Doria (PSDB) anunciou a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em todo o Estado, porém, ainda existem algumas dúvidas sobre como fica o uso do equipamento de proteção individual em locais fechados com estruturas abertas, como terminais de ônibus e plataformas de estações de trem. No Estado, o uso da máscara passou a ser opcional em locais, como vias públicas, parques, shows e eventos ao ar livre.
Sem máscara: ruas, praças, parques;
Com máscara: ambientes fechados, como lojas e supermercados Até o momento, o uso da máscara continua obrigatório mesmo em estações de trens em que a plataforma é um espaço aberto; Nas escolas, o uso da máscara continua obrigatório, porém não será necessário o uso em quadras esportivas, mesmo que tenham cobertura. Os terminais de ônibus da EMTU irão seguir a decisão dos municípios da região Metropolitana. Em terminais da capital, o uso da máscara é opcional.
RIO
A flexibilização também contempla o município do Rio de Janeiro, onde moradores não precisam mais usar máscaras em qualquer lugar, seja público ou privado. Uma edição extra do Diário Oficial, publicada na tarde da última segunda-feira (7) trouxe um decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD) com o fim da obrigatoriedade.