app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Cidades População prefere continuar usando máscara para se proteger contra o novo coronavírus

RECEOSOS, MUITOS AINDA MANTÉM MÁSCARA COMO FORMA DE PROTEÇÃO

Desde essa segunda-feira (14), o uso de máscaras está facultativo em Maceió, conforme anúncio feito nas redes sociais, pelo prefeito JHC

Por JOBISON BARROS E MARIANE RODRIGUES | Edição do dia 16/03/2022 - Matéria atualizada em 16/03/2022 às 04h00

Desde essa segunda-feira (14), o uso de máscaras está facultativo em Maceió, conforme anúncio feito nas redes sociais, pelo prefeito JHC. A medida se dá após o avanço na vacinação e à redução dos casos de Covid-19. Porém, muitos ainda estão receosos diante do quadro de saúde atual e preferem manter o uso do equipamento de proteção. A reportagem da Gazetaweb foi até as ruas e conversou com algumas pessoas sobre a não obrigatoriedade da máscara. Para Luciene Barros, é fundamental o uso, principalmente em ambiente fechado ou em ambiente aberto com bastante aglomeração. “Eu acho que o certo é a gente usar. Inclusive, num canto livre que tem muita gente. É proteção”. A dona de casa Maria Laurindo dos Santos, 52 anos, também segue com o mesmo entendimento, ou seja, é favorável à manutenção da máscara, como forma de prevenir os sintomas do coronavírus. “Nós temos que continuar com ela, principalmente em um canto com muita gente”. A empregada doméstica Luzinete da Silva, 54 anos, é enfática ao dizer que não deixa a máscara enquanto o vírus estiver circulando pelo Estado, gerando casos de Covid-19. “Não deixo de jeito nenhum. Até porque eu tive no início, fiquei isolada e sei que é ruim demais. Até hoje me cuido, não largo não”. Outra pessoa entrevistada pela reportagem afirmou que estava sem máscara porque fazia uma refeição em uma lanchonete, mas que, ao acabar de comer, colocaria novamente o equipamento de proteção, chamando a atenção para os casos que ainda acometem a população, causando mortes. Por outro lado, Jurema Souza argumenta que a decisão de tornar facultativo o uso da máscara representa liberdade. “Concordo totalmente. Eu, por exemplo, coloco no momento que acho que não é tão seguro. Fora isso, tiro por causa, justamente, da liberdade, fundamental a todos”. A Gazetaweb conversou com outras pessoas que confirmaram a importância da manutenção do uso da máscara. No calçadão do comércio, no centro da cidade, por exemplo, dezenas de clientes foram vistos usando a proteção. Poucas pessoas, no entanto, estavam sem o equipamento, seja dentro ou fora de estabelecimentos comerciais.

FACULTATIVO

O uso de máscaras passa a ser facultativo em Maceió, conforme anúncio feito na manhã de ontem, pelo prefeito JHC. A medida se dá após o avanço na vacinação e a redução dos casos de Covid-19. Nas redes sociais, o chefe do Executivo Municipal informou que a medida vale para locais públicos e privados, abertos e fechados. Quanto aos estabelecimentos privados, estes poderão - a seu critério - exigir a máscara dos clientes. A decisão se deve graças ao envio de vacinas pelo governo federal e ao compromisso da população para com a campanha de imunização. Além disso, o prefeito anunciou que locais de eventos também poderão contar com a capacidade máxima, inclusive, ambientes esportivos, como estádios e ginásios. Porém, o gestor fez um alerta: “Está com sintomas de gripe? Evite aglomerações e use a máscara em locais públicos”, ressaltou.

Mais matérias
desta edição