Cidades
INSTITUTO BIOTA FARÁ SOLTURA DE TARTARUGA COM CHIP DE MONITORAMENTO
Tartaruga será devolvida ao mar com transmissor para monitoramento de hábitos do animal


O Instituto Biota e representantes de escolas de Porto de Pedras realizam, nesta quinta-feira (17), em Porto de Pedras, Litoral Norte de Alagoas, a soltura de tartaruga com transmissores de monitoramento. A iniciativa é pioneira no Estado de Alagoas.
O monitoramento da tartaruga faz parte de um projeto desenvolvido pelo Instituto Biota e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de receber investimentos do Grupo O Boticário.
O presidente do Instituto, Bruno Stefanis, falou sobre a importância dessa ação. “Nós capturamos a tartaruga e colocamos o transmissor para monitorar como ela usa a área da APA Costa dos Corais, ou seja, onde ela come, onde ela dorme, como se movimenta (...) um monitoramento de como ela usa esse habitat”.
O animal estará marcado com transmissores que devem ajudar na localização e monitoramento. A atividade contará com a presença de estudantes de escolas de Porto de Pedras, município do Litoral Norte de Alagoas. O representante do Biota comenta que a participação da comunidade, através das escolas, é uma forma de sensibilizar a população.