loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 05/08/2026 | Ano | Nº 6282
Maceió, AL
26° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Cidades

Cidades

PROFESSORES E SERVIDORES DA UFAL DISCUTEM GREVE NA VOLTA ÀS AULAS

Depois de 2 anos de aulas à distância, Sintufal e Adufal farão assembleia no dia do retorno à atividade presencial

Ouvir
Compartilhar
Imagem ilustrativa da imagem PROFESSORES E SERVIDORES DA UFAL DISCUTEM GREVE NA VOLTA ÀS AULAS
-

O Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) e a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) marcaram para a próxima segunda-feira (21) assembleia online para deliberar sobre a Greve Nacional dos Servidores Públicos Federais (SPFs) por tempo indeterminado. A data marca o retorno às aulas presenciais, depois de quase dois anos de atividades à distância em decorrência da pandemia.

O informativo divulgado pelas entidades que representam os professores e servidores da Ufal faz a convocação dos filiados e associados participarem da assembleia geral online unificada. “As pautas da assembleia são: informes; e adesão à Greve Nacional dos Servidores Públicos Federais (SPFs) por tempo indeterminado”, informa.

De acordo com a informação divulgada no site do Sintufal, a primeira convocação da reunião ocorre às 9h e precisa conter, no mínimo, 10% do número de associados/as da Adufal (segundo o artigo 16 do seu Regimento) e 2% de filiados/as do Sintufal (segundo o inciso 1º do artigo 13 de seu Estatuto). Caso contrário, será necessário aguardar 30 minutos para que a reunião inicie em segunda convocação, ou seja, às 9h30, com a presença mínima de 5% do número dos/as sócios/as da Adufal, e o mínimo de 2% de filiados/as do Sintufal.

ORIENTAÇÕES

Shorts Youtube
Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Play
Davi Davino oficializa candidatura ao Senado e diz que resistiu a pressões para deixar disputa

Davi Davino oficializa candidatura ao Senado e diz que resistiu a pressões para deixar disputa

Play
Alfredo Gaspar diz que caravanas foram à Brasília para tentar barrar sua candidatura

Alfredo Gaspar diz que caravanas foram à Brasília para tentar barrar sua candidatura

Play
Flávio Bolsonaro anuncia apoio a Alfredo Gaspar: “Um dos melhores quadros do partido”

Flávio Bolsonaro anuncia apoio a Alfredo Gaspar: “Um dos melhores quadros do partido”

Play
AL tem 174 gestores com contas conjugadas irregulares com impacto eleitoral

AL tem 174 gestores com contas conjugadas irregulares com impacto eleitoral

A Adufal pede que os/as presentes mantenham seu microfone desativado ao acessar a reunião online para que não haja interferências nas falas de outras pessoas. Sobre o encaminhamento para votação durante a assembleia, o processo ocorrerá via formulário online, a ser orientado no chat da sala de reunião e explicado pela mesa diretora. Cada presente terá direito a três minutos de fala e as inscrições devem ser feitas pelo chat, conforme indicação da Diretoria.

Será possível se reinscrever até três vezes, para cada ponto de pauta. O tempo será cronometrado e informado durante a reunião. Como forma de registrar a presença dos/as docentes na assembleia, será disponibilizado um formulário online durante a reunião, para que todos os associados/as da Adufal possam assinar.

CAMPANHA SALARIAL

A convocação da assembleia geral online segue a orientação da Circular nº 084/2022, do Andes-SN, para a avaliação de adesão à Greve Nacional por tempo indeterminado.

A construção da greve faz parte do calendário de luta criado em unidade com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) e está prevista na Campanha Salarial dos Servidores Públicos Federais pela recomposição emergencial de 19,99%.

O mandato do Diretório Central dos Estudantes da Ufal (DCE-Ufal) expirou durante a pandemia e os estudantes têm sido representados, até a nova eleição, por uma comissão que não foi encontrada para comentar a pauta da assembleia.

Relacionadas