loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

Cidades

AL INICIA NA SEGUNDA VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E SARAMPO

As vacinas contra a gripe são atualizadas anualmente e a que será aplicada em 2022 tem eficácia contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.r

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem AL INICIA NA SEGUNDA VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E SARAMPO
-

Mesmo com todos os esforços voltados para o combate ao novo coronavírus, o Programa Nacional de Imunização (PNI) mantém as campanhas de vacinação contra outras doenças virais. Na próxima segunda-feira (4), Alagoas deve iniciar a aplicação do imunizante contra a influenza e o Sarampo.

Contando com vacinas recebidas do governo federal, a campanha terá inicialmente, como público-alvo, idosos, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, pessoas com deficiência ou comorbidade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da área de saúde.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a campanha deve ocorrer em duas etapas, contemplando cerca de 1.142.373 alagoanos nesta primeira fase. O Ministério da Saúde (MS) informou que a vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos, incluindo, entre a população acima de 12 anos, imunizantes contra a Covid-19.

VACINA TRIVALENTE

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

CRIANÇAS

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos, que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Além da campanha contra a influenza, também devem ser aplicadas vacinas contra o sarampo, onde o objetivo é imunizar no mínimo 95% crianças maiores de seis meses a menores de cinco anos de idade, além de 85.991 trabalhadores da saúde do Estado.

A Sesau informou que todas os imunizantes que chegam a Alagoas são enviados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do MS, e são armazenadas em dois pontos, Maceió e Arapiraca, onde passam a ser distribuídas aos demais municípios alagoanos.

Relacionadas