Cidades
PREFEITURA PLANTOU MAIS DE 2 MIL ÁRVORES EM ESPAÇOS PÚBLICOS
Plantio ocorre em vários pontos de Maceió, mas arborização da Rota do Mar recebeu mais mudas em 2022


Desde janeiro de 2021, a Prefeitura de Maceió plantou 2.110 mudas de árvores nativas em praças, vias e espaços públicos, requalificando locais antes usados como pontos de descarte ilegal. A presença dos corredores verdes na cidade, além de melhorar o aspecto estético, tem a função de minimizar as ilhas de calor, fornecer sombra e diminuir a intensidade das pragas urbanas, mantendo o abrigo e habitat para pássaros e insetos polinizadores.
Segundo a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), em Maceió, a preferência é por plantas nativas. Entre as espécies mais usadas, estão os ipês - amarelo, roxo e rosa -, craibeiras, oitis, aroeiras, palmeiras, acácias imperiais e pau-brasil. As mudas são plantadas em locais aleatórios, mas de 1.450 mudas planejadas para plantio em 2022, 1.300 irão para a Rota do Mar.
Jonatas Souza, diretor de arborização e áreas verdes da Sudes. afirma que o plantio de mudas traz um retorno importante para a comunidade e o meio ambiente. “O plantio de árvores é essencial para reduzir a quantidade de gás carbônico liberado por indústrias e veículos automotores, aumentando a presença de oxigênio e melhorando a respiração das pessoas”, disse o diretor.
Os principais locais escolhidos pela Prefeitura para receber a arborização são os pontos crônicos de descarte irregular de lixo. O Município transforma regiões sem vida e devolve-as à população como locais sustentáveis. Um dos bairros que teve um ponto de lixo transformado foi o Clima Bom, de onde foram retiradas 180 toneladas de resíduos, dando lugar a 100 mudas de árvores e 300 pneus reutilizados.
Moradora da região, Raquel dos Santos disse que o plantio mudou o local. “Antes era terrível. A gente se incomodava com o mau cheiro. Não conseguia dormir direito com o cheiro que invadia a casa. Hoje, a gente está vendo tudo mudado, limpo e sustentável. Graças a Deus, a população chegou junto. Eu estou radiante com a revitalização”, comentou. Outro local que está recebendo milhares de árvores é a Rota do Mar, avenida que liga o Benedito Bentes ao bairro de Guaxuma. Em janeiro deste ano, a Sudes iniciou a arborização do canteiro com o plantio de 40 exemplares de Palmeira. Até o final do processo de arborização, a via terá mais de 1.300 árvores.
CRIME AMBIENTAL
De acordo com o Artigo 8º da Legislação Ambiental de Maceió, o cidadão só poderá executar uma poda ou supressão de árvore mediante a prévia autorização do Executivo Municipal e o parecer favorável de uma comissão técnica designada pela Superintendência. O Artigo 19 estabelece que em caso de descumprimento da lei o cidadão pode ser penalizado. Quando houver reincidência, o infrator será multado no dobro do valor, que varia de 5 a 20 UFIRs (Unidade Fiscal de Referência).