Cidades
MACEIÓ TEM BAIXA ADESÃO À VACINA DA INFLUENZA
.

A vacinação de idosos e trabalhadores da saúde contra a Influenza em Maceió tem tido uma baixa adesão, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nove dias depois do início da campanha, pouco mas de 2% de cada público estimado procurou um ponto de vacinação para se imunizar. No total, foram aplicadas 3.094 doses do imunizante em idosos da capital alagoana, o que representa 2,49% do público estimado. Já em relação aos trabalhadores da saúde, foram vacinados contra a Influenza 943 pessoas, ou 2,22% do público estimado.
“O relatório parcial da Gerência de Imunização de Maceió mostra baixa adesão à campanha de vacinação contra a Influenza, que está disponível em todas as unidades de saúde desde o dia 4 de abril para idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores de Saúde, grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde”, pontua nota da SMS.
Além dos postos de saúde, a vacina contra a Influenza também pode ser encontrada no ponto de vacinação contra a Covid da Loja Carajás, situada na parte alta da cidade.
TRIVALENTE
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos. Ela é trivalente e protege não só contra o H1N1 e a Influenza B, que causa a gripe comum, mas também contra a variante H3N2, que circulou em 2021, cujos sintomas se confundiam com os da Covid-19.
Nesta primeira fase da campanha, que vai do dia 4 a 30 de abril, a vacina contra a Influenza tem como grupos prioritários os trabalhadores da saúde e os idosos com 60 anos ou mais. A segunda etapa das campanhas vai acontecer entre os dias 2 de maio e 3 de junho. Nesta fase, a imunização contra Influenza vai atender as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).