Cidades
CONSUMIDORES FAZEM FILA PARA COMPRAR OVOS DE CHOCOLATE
Pesquisa mostrou que 41% dos alagoanos reportaram intenção de comprar ovos de páscoa este ano
Com a proximidade do domingo de páscoa e sem dispensar a tradição do chocolate, consumidores fazem filas e lotam estabelecimentos da capital. Na expectativa de encontrar os menores preços, muitos deixaram a compra do doce para o último momento. Mesmo custando em média R$ 40 reais, segundo pesquisa realizada pelo Procon-AL, os consumidores não deixaram de lado, nesta páscoa, o clássico chocolate.
Para as donas de casas Sebastiana da Silva e Margarida Vieira, o doce é um item indispensável nesse período. “Todo ano tem que dar e, se não der o chocolate às crianças, sou cobrada” comentou Margarida.
As donas de casa também comentaram sobre a quantidade de pessoas que, assim como elas, deixaram a compra dos produtos da Páscoa para a última hora e reclamaram da fila. Sebastiana e Margarida relataram que esperam reunir toda a família para comemorar a Páscoa no domingo.
Além dos ovos de chocolate, muitos consumidores optam pelo produtos com valores que mais se adequam ao seu orçamento.
Carregando nos braços barras de chocolate e caixas de bombom, a também dona de casa Mônica Silva contou que levava os doces para presentear os netos e que não poderia deixar de comprar. Apesar de afirmar que não houve alteração nos preços este ano, Mônica comentou: “Eu ‘tô’ achando bom, mas vai ficar melhor para comprar quando acabar a Páscoa”, disse.
PESQUISA
Pesquisa que ouviu mais de mil pessoas em diferentes regiões de Alagoas mostra que mais da metade planejam comprar ovos de páscoa. A aquisição do chocolate é tradição nessa época do ano, mas não animou 46% dos entrevistados.
Segundo a pesquisa realizada pela Alfa Inteligência entre o fim de março e começo de abril, 41% dos entrevistados vão realizar a compra, 13% ainda estão indecisos e as configuram como público potencial e 46% das pessoas ouvidas afirmam que não têm intenção de compra. Foram ouvidas 1.019 pessoas com mais de 16 anos em todas as regiões de Alagoas.
Metade delas pretende comprar ovos de páscoa, está indeciso e deve comprar até três itens. Entrevistados entre 16 e 24 anos tiveram a maior intenção de compra (50%), seguidos de pessoas entre 25 e 34 anos (48%), 35 e 44 anos, com (40%) respectivamente. A faixa etária com menor intenção de compra é a de pessoas acima de 70 anos, com 34%.
Em relação à escolaridade, a pesquisa mostra que o plano de compra é maior entre pessoas com Ensino Médio completo ou incompleto, com 47%, seguidos de entrevistados com nível superior, (41%), analfabetos (40%) e com fundamental completo ou incompleto (36%). Entre a população analfabeta, 49% dos entrevistados responderam que não devem comprar ovos de Páscoa, enquanto pessoas com nível fundamental (50%), superior (47%) e médio (39%).