loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 28/04/2025 | Ano | Nº 5954
Maceió, AL
32° Tempo
Home > Cidades

Cidades

COBERTURA VACINAL CONTRA GRIPE E SARAMPO AINDA É BAIXA EM ALAGOAS

Vacinação não atingiu nem 15% de idosos e profissionais da saúde, público-alvo desta fase da campanha

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem COBERTURA VACINAL CONTRA GRIPE E SARAMPO AINDA É BAIXA EM ALAGOAS
-

A campanha de vacinação contra a Influenza e o sarampo, iniciada no dia 4 de abril e dirigida, nesta primeira etapa, a idosos de 60 anos ou mais e profissionais da área de saúde, tem tido baixa adesão em Alagoas. Dados do Ministério da Saúde mostram que até terça-feira (19), a cobertura havia chegado a 12,43% do público, no caso da Influenza.

A vacina contra o sarampo é destinada, inicialmente, à atualização do cartão de vacinação dos trabalhadores da saúde. Dos 85.991 profissionais que constituem a estimativa de público, apenas 4.052 haviam recebido a vacina. De acordo com a Gerência de Imunização de Maceió, entretanto, a vacinação contra o sarampo não tem meta estabelecida por se tratar de atualização do cartão de vacinação. Ou seja, a vacinação é destinada aos profissionais de saúde que não estão com o ciclo vacinal completo.

“Nessa primeira etapa, vacinaremos só os trabalhadores da saúde. Porém, a vacinação não será feita de forma indiscriminada. Se o ciclo vacinal estiver completo, não precisa tomar a vacina contra o sarampo”, explica a enfermeira Camila Peixoto, da Gerência de Imunização de Maceió.

A vacinação contra a gripe está disponível no momento para idosos com 60 anos ou mais e também trabalhadores da saúde, mas poucos também procuraram a imunização no estado. Das 58.380 doses aplicadas, 44.816 foram em idosos e 13.495 foram aplicadas em profissionais da saúde.

A vacina contra a gripe deve ser tomada todos os anos porque a proteção gerada pela vacina cai progressivamente seis meses após a aplicação e os subtipos do vírus da Influenza mudam a cada ano.

“A vacina contra a Influenza é atualizada anualmente com os vírus que estavam em circulação nos anos anteriores. A vacina disponível atualmente é trivalente, protege não só contra o H1N1 e a Influenza B, que causa a gripe comum, mas também contra o vírus H3N2, que circulou em 2021, quando houve o surto da doença, que acabou se confundindo com casos de Covid-19”, afirma Camila Peixoto, da Gerência de Imunização de Maceió.

SEGUNDA ETAPA

A partir do dia 3 de maio, começa a segunda etapa da vacinação contra o sarampo, destinada a crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

No mesmo período, acontece a segunda fase da imunização contra a gripe, com ampliação dos grupos prioritários. Na segunda etapa, serão vacinados crianças com seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, trabalhadores portuários e das forças de segurança e salvamento, integrantes das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Relacionadas