loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 05/05/2025 | Ano | Nº 5959
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Cidades

Cidades

VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA ESTÁ DISTANTE DA META ESTABELECIDA PELO MS EM MACEIÓ

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a Influenza alcançou, até o momento, 17.182 pessoas em Maceió. A expectativa da capital é imunizar ao menos 90% de cada um dos grupos prioritários: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Porém, Maceió está longe de alcançar a meta. A primeira etapa da imunização termina no dia 30 de abril, quando acontece o dia D da campanha. Já no dia 2 de maio terá início uma nova fase, que vai atender as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade - 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), até o último dia 22, foram aplicadas 12.297 doses de vacina contra a Influenza em idosos, o que representa 9,9% do público estimado; e 4.885 doses em trabalhadores de saúde, o que representa 11,4% do público preconizado.

A campanha de vacinação contra a Influenza está disponível em todas as unidades de saúde desde o dia 4 de abril para os grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde (MS).

Para ser imunizada, a população deverá apresentar, além do cartão de vacinação, um documento de identificação com foto. Trabalhadores da Saúde devem apresentar, ainda, original e cópia de documentação que comprove o exercício profissional atual como, por exemplo, carteira do conselho de classe, crachá, contracheque atualizado ou declaração do estabelecimento de saúde no qual trabalha ou realiza estágio. As cópias destes comprovantes serão retidas pela equipe de vacinação.

Segunda etapa de vacinação

A segunda etapa das campanhas vai acontecer entre os dias 2 de maio e 3 de junho. Nesta fase, a imunização contra Influenza e o Sarampo vai atender as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Na segunda etapa, também poderão se imunizar contra a Influenza as gestantes e puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.

Vacina trivalente

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Crianças

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos, que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Relacionadas