Cidades
NASCE EM AL 1º FILHOTE DE PEIXE-BOI EM RECINTO DE ACLIMAÇÃO NO MUNDO
Mãe foi resgatada em 2014 na Praia de Pratagy, no Litoral Norte, e introduzida no Rio Tatuamunha


Nasceu ontem o primeiro filhote de peixe-boi em recinto de aclimatação no mundo. O nascimento aconteceu no Rio Tatuamunha, no município de Porto de Pedras, em Alagoas. A informação é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A mãe é uma fêmea adulta de peixe-boi-marinho que foi resgatada em 2014, ainda filhote, na Praia de Pratagy, no Litoral Norte de Alagoas.
O resgate foi feito pelas equipes do ICMBio, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais e Instituto Biota de Conservação.
No início da reabilitação, a fêmea teve sérios problemas de saúde, que foram tratados pela equipe veterinária do ICMBio, permitindo que ela ficasse saudável e fosse solta na natureza. Em 2019, o animal chegou a Porto de Pedras, onde permaneceu no recinto de aclimatação com o pai do filhote, solto no Rio Tatuamunha, em novembro de 2021.
SOLTURA ADIADA
Durante a soltura do casal, a equipe suspeitou que a fêmea estava muito “cheinha” e, possivelmente, prenha, sendo suspensa a soltura dela, prevista para 2021, e qualquer manejo clínico. Desde então, o ICMBio, por meio da equipe da Apacc e CMA, começou um intenso monitoramento da fêmea e da gestação dela. Inclusive, acompanhando o comportamento e a vocalização do animal, por meio de parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
“Este evento traz para o Projeto Peixe-Boi a oportunidade de desenvolver pesquisas sobre a reprodução da espécie, comportamento e saúde, além da sensibilização ambiental da população em relação ao peixe-marinho, espécie ameaçada de extinção no Brasil. Estamos bem felizes com essa notícia!! Vida longa ao mais novo morador da APA Costa dos Corais em Porto de Pedras e do Centro Mamíferos Aquáticos”, escreveu o ICMBio, em suas redes sociais..