loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

Cidades

MANGABEIRAS TEM AÇÃO DE COLETA DE SANGUE

Quem tomou vacina contra a Covid deve aguardar intervalo, que muda conforme o imunizante, para fazer a doação

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Quem tomou vacina contra a Covid deve aguardar intervalo, que muda conforme o imunizante, para fazer a doação
Quem tomou vacina contra a Covid deve aguardar intervalo, que muda conforme o imunizante, para fazer a doação -

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizará uma coleta externa hoje, na sede do Norcon Empresarial, localizado na Avenida Comendador Gustavo Paiva, no bairro Mangabeiras, em Maceió. O objetivo da ação é estabilizar o estoque de sangue e atender a demanda de transfusões dos hospitais e maternidades.

Segundo recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o voluntário que desejar doar sangue deve ter, no mínimo, 16 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto. Também é obrigatório que esteja com boa saúde e usando máscara no momento de se candidatar à doação de sangue para evitar disseminar ou contrair o novo coronavírus.

ORIENTAÇÃO

Não pode doar sangue pelo período de 10 dias, contados a partir da recuperação, quem foi infectado pelo novo coronavírus. O voluntário teve contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, poderá doar sangue. Já quem se vacinou contra o novo coronavírus deve aguardar um intervalo de 48 horas, se a vacina recebida foi a CoronaVac.

Com relação aos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias. No caso da vacina contra a contra a Influenza, é necessário esperar um intervalo de dois dias. As mulheres são impedidas de doar sangue caso estejam grávidas ou amamentando. A doação é proibida permanentemente para o voluntário que tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite.

Caso o candidato tenha colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano. O voluntário que é doador habitual precisa que a última doação de sangue tenha ocorrido há três meses, no caso das mulheres. No caso dos homens, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de dois meses.

Relacionadas