loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

Cidades

MAIS DE 163 MIL ELEITORES ALAGOANOS TÊM MAIS DE 70 ANOS

Mais de mil pessoas têm procurado a Justiça Eleitoral em Alagoas diariamente para regularizar sua situação cadastral

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Eleitores que precisam regularizar seu cadastro eleitoral até o dia 4 estão enfrentando filas
Eleitores que precisam regularizar seu cadastro eleitoral até o dia 4 estão enfrentando filas -

Em todo o Estado, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), 163.725 eleitores alagoanos têm mais de 70 anos e estão aptos a participar das eleições gerais deste ano, em outubro.

Estão sendo detectados, em todo o País, casos de desinformação envolvendo esta parcela do eleitorado, afirmando que a Justiça Eleitoral cancelou os títulos eleitorais dos idosos. A informação foi negada pelo presidente do TRE de Alagoas, desembargador Otávio Leão Praxedes.

“Essa informação é mais que descabida e mentirosa pois a Justiça Eleitoral tem um carinho todo especial por estes eleitores mais maduros, que não são mais obrigados a votar mas que fazem questão de participar efetiva e ativamente do processo democrático”, ressaltou Praxedes.

Ainda segundo o presidente do Tribunal, estes eleitores idosos representam a experiência e podem influenciar os mais jovens, pois participaram de todas as etapas do processo democrático brasileiro e vivenciaram, inclusive, a transição do voto em cédula para o voto eletrônico.

Levantamento do TRE/AL aponta que Alagoas tem 1,205,895 eleitores do sexo feminino, o que corresponde a 53,4% do total do eleitorado. Isso quer dizer que as mulheres são mais da metade das pessoas com título de eleitor no Estado.

Os dados mostram que os homens formam 46,5% do total, o que significa 1,051,793 eleitores do sexo masculino. Ou seja, em números mais precisos, são 154,102 mulheres a mais do que homens - uma diferença de 6,9%.

FILAS

A Justiça Eleitoral de Alagoas aguarda mais de 50 mil eleitores até o dia 4 de maio para regularizar alguma pendência cadastral e estarem aptos a votar nas eleições de 2022, em outubro.

Desses, 14 mil são de pessoas que moram nos bairros atingidos pelas rachaduras e outros 34 mil estão com o título cancelado em todo os estado. Ontem, eleitores se enfileiraram no estacionamento da Central de Atendimento ao Eleitor, localizado na Fernandes Lima, no bairro da Gruta de Lourdes, para resolverem a situação cadastral.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), milhares de pessoas deixaram para resolver pendências, como regularização do título de eleitor, transferência de locais de votação ou tirar pela primeira vez o documento, para a última semana. Para atender toda esta demanda, o órgão tem realizado atendimentos presenciais e virtuais.

Segundo a assessora do TRE, Flávia Gomes de Barros, nesta reta final, o órgão tem recebido, presencialmente, mais de mil pessoas por dia e os atendimentos têm durado, em média, 20 minutos cada um. No formato online são, em média, 2 mil procuras diárias.

Parte desses eleitores que precisam ser atendidos são da 3ª Zona Eleitoral, onde abriga moradores dos bairros Bom Parto, Bebedouro e Mutange, atingidos pela mineração da Braskem, com rachaduras e afundamento do solo. Nesses bairros, pelos menos dez zonas eleitorais foram fechadas porque os prédios foram evacuados.

Flávia explica que, nessa situação em específico, os eleitores estão com os títulos regulares, mas eles têm a opção de mudarem o local de votação ou esperar pela definição do próprio TRE.

Relacionadas