app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5856
Cidades

MENINA SUGADA POR BUEIRO PERCORREU 1KM DENTRO DE DUTO ATÉ SER RESGATADA

Wellen Cristina, de 11 anos, foi salva por bombeiros com ajuda de populares e ontem mesmo deixou HGE

Por RAYSSA CAVALCANTE E MARIANE RODRIGUES | Edição do dia 03/05/2022 - Matéria atualizada em 03/05/2022 às 04h00

A menina Wellen Cristina Tavares dos Santos, de 11 anos, que foi sugada por bueiro, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, percorreu cerca de 1km por dentro do duto antes de ser resgatada. O caso aconteceu no início da tarde de ontem. Resgatada por bombeiros com ajuda de populares e socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ela foi levada ao Hospital Geral do Estado (HGE) com escoriações e em estado de hipotermia. Após exames, ela foi liberada ontem mesmo.

Do HGE, onde recebeu cuidados médicos, Wellen gravou um vídeo, ao lado do pai, agradecendo às pessoas que a ajudaram a sair do duto. “Obrigada pelas pessoas que tentaram me ajudar e obrigada às pessoas que me tiraram de lá de dentro”, disse.

O hospital informou que Wellen Cristina Tavares dos Santos deu entrada no hospital às 15h49 e foi atendida na Área Vermelha do hospital. No entanto, após exames, a equipe médica concluiu que a criança teve apenas escoriações e lhe deu alta.

MENINA NÃO SUBMERGIU

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) informou que Wellen Cristina foi resgatada com vida porque não ficou submersa. “A mesma [menina] foi sugada pela tubulação e percorreu cerca de 1km por dentro do duto até chegar a uma caixa de manutenção de águas pluviais, onde ficou presa. Mas não ficou totalmente submersa, o que possibilitou que ela continuasse respirando”, informou o CBM/AL. Os bombeiros contaram com a ajuda de populares para o resgate.

“Assim que chegamos ao local iniciamos uma varredura nos possíveis pontos de saída das águas pluviais. Tivemos a ajuda de populares que, em conjunto com nossos militares, foram abrindo outras tampas de galeria pra verificar dentro e foi numa dessas “bocas de lobo” que ela foi encontrada”, informou a instituição.

O Samu informou que a menina foi socorrida por uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e levada ao Hospital Geral do Estado (HGE) Pessoas que estavam no local relataram aos bombeiros que a menina passava por perto do bueiro, junto com três adolescentes, quando foi sugada pelo buraco, por onde a água descia com força.

 

- Portal GazetWeb

 

null Portal GazetWeb
 

 

 

null Portal GazetWeb
 

COMOÇÃO

Vídeos divulgados por meio das redes sociais mostram vários momentos do acidente ao resgate de Wellen Cristina. Em um dos vídeos, uma mulher indica o local do acidente e relata que, por pouco, o filho dela também não foi puxado. Outra pessoa que estava no lugar ainda disse que tentou salvar a menina, mas não obteve êxito, mesmo tendo sentido a mão dela. As imagens também mostram a mãe da criança desesperada, sendo contida por outras pessoas. Nessas imagens, também é possível ver o local onde a menina caiu. A imagem mais comovente, no entanto, é a do momento do resgate, quando Wellen Cristina é içada de dentro do bueiro, sai andando, amparada por dois homens, e é levada, sob aplausos, a um ponto de apoio em um estabelecimento comercial, onde ela fica até a chegada do Samu. No local, ela recebe os primeiros cuidados antes de ser conduzida ao HGE.

OUTRO CASO

No início da tarde, uma mulher de 50 anos também foi resgatada de dentro de um bueiro na Rua São Paulo, no bairro Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió. Segundo o Corpo de Bombeiros, populares que passavam no local viram o momento em que a mulher - não identificada - caiu no bueiro e a resgataram. Ainda de acordo com os bombeiros, a mulher ingeriu muita água e sofreu escoriações nos membros inferiores, sendo encaminhada para a UPA do Tabuleiro dos Martins, onde recebeu atendimento médico.

Mais matérias
desta edição