Cidades
CERCA DE 75% DOS MUNICÍPIOS DE AL TÊM MAIS MOTOS DO QUE CARROS
Predominância do transporte de duas rodas gera maior risco de acidentes fatais, alerta especialista
O número de motocicletas é maior em 75% das cidades alagoanas, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). Dos 102 municípios do Estado, somente 24 têm um número maior de carros. Apenas uma cidade, Capela, tem o mesmo número de carros e motos registrados trafegando na região. Em toda Alagoas, há 349.076 motocicletas e 406.725 carros.
De acordo com o chefe de segurança no trânsito do Detran/AL, Renan Silva, o uso massivo de motos costuma vir acompanhado de altos índices de morbimortalidade, devido ao grau de vulnerabilidade a que estão sujeitos seus usuários. Problema que, conforme ele explica, tende a piorar quando os condutores não estão devidamente capacitados/habilitados para conduzir motocicletas.
Ainda segundo Renan, o crescimento de motocicletas nas cidades se dá porque o veículo, em comparação ao carro, é mais barato, tanto para aquisição quanto para manutenção, além de proporcionar flexibilidade e praticidade para quem o usa.
“A motocicleta é um modo de transporte que atende às necessidades de muitas famílias, em muitos contextos pela ausência ou carência de alternativas de mobilidade, mas também às sujeita a riscos de envolvimento em choques e, sendo usadas em grande volume, acabam cumulativamente gerando externalidades para a sociedade, tais como custo de atendimento médico e relacionados à seguridade social”, falou.
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara
“É preciso investir esforços na redução da exposição ao risco, seja através da capacitação, habilitação e conscientização dos condutores para que utilizem a motocicleta de maneira cuidadosa e responsável, seja com ações de redução da dependência de transporte individual motorizado, com a oferta de outras opções de deslocamento atrativas. Investimentos em infraestrutura e em fiscalização também são importantes, com melhoria da sinalização e combate ao uso de motocicletas por inabilitados, por exemplo”, acrescentou.