loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 13/05/2025 | Ano | Nº 5965
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Cidades

Cidades

COM AUMENTO DE CASOS DE DENGUE, 16 MIL IMÓVEIS SÃO INSPECIONADOS EM MACEIÓ

Saúde orienta população a fazer sua parte, eliminando locais propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem COM AUMENTO DE CASOS DE DENGUE, 16 MIL IMÓVEIS SÃO INSPECIONADOS EM MACEIÓ
-

Alagoas teve um aumento considerável dos casos de dengue entre janeiro e abril de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2021, foram confirmados 421 casos. Neste ano, o número saltou para 2.870.

Em Maceió, 22 bairros estão em estado de alerta para infestação pelo mosquito Aedes aegypti. Por causa disso, 16.710 imóveis na capital foram inspecionados pelos agentes de endemias. Passaram pela inspeção residências, borracharias, mercados públicos e outros locais considerados suscetíveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com as informações da Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde (GDTVAP/SMS), 27.986 imóveis foram cadastrados para receber as atividades de inspeção. No entanto, 16.710 receberam as visitas dos agentes de endemias e 7.232 imóveis estavam fechados, o que corresponde a 26% do total previstos para a fiscalização.

Os locais fechados estão entre as preocupações dos profissionais de endemias, porque impedem que as inspeções sejam feitas. “As inspeções domiciliares são essenciais para identificarmos os criadouros do mosquito e fazer a destruição de todos eles. Por isso, é importante que toda a população colabore neste momento e combata os criadouros em suas casas”, reforça a gerente de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, Carmem Samico.

A gerente ressalta, ainda, que o período chuvoso favorece o acúmulo de água em locais que servem de criadouros para o mosquito. Com isso, Carmem orienta a população a fazer sua parte, por meio da própria inspeção semanal para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Em Maceió, cinco bairros são considerados críticos para casos de dengue, segundo a Prefeitura. São eles: Jaraguá, Jardim Petrópolis, Poço, Ponta da Terra, Ouro Preto e Gruta de Lourdes.

DISQUE DENGUE

A Coordenação Geral de Epidemiologia da SMS também dispõe do Disque Dengue, pelo número (82) 3312-5495. Por meio deste contato, a população tanto pode denunciar áreas com potencial para proliferação do vetor quanto receber orientações para corrigir situações que favoreçam a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Relacionadas