Cidades
PESQUISA APONTA MACEIÓ COMO CAPITAL COM MAIOR ÍNDICE DE DIABETES
Relatório Vigitel mostra que capital alagoana tem 12,3% de mulheres e 8,8% de homens com a doença


Relatório Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por inquérito Telefônico) divulgado terça-feira (17) mostra que, entre as capitais do País, Maceió apresentou o maior percentual de mulheres com o diagnóstico de diabetes, um total de 12,3%. Já os homens apresentam um percentual de 8,8%.
A pesquisa é realizada pelo Ministério da Saúde (MS) para colher informações sobre fatores de risco à saúde da população. A pesquisa ouviu mil maceioenses, sendo 321 homens e 679 mulheres, todos por telefone. A capital do Rio Grande do Norte, Natal, vem logo atrás de Maceió, com um percentual de 11,1 % de mulheres com diabetes e 5,6% de homens com a doença.
Teresina, capital do Piauí, também apresenta 11,1 % de mulheres com diabetes, sendo que a taxa de homens com a doença é um pouco maior: 7,5%. As entrevistas telefônicas do Vigitel foram realizadas por uma empresa especializada, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022.
A equipe responsável pelas entrevistas, envolvendo aproximadamente 40 entrevistadores, quatro monitores, três supervisores e um coordenador-geral, recebeu treinamento prévio e foi supervisionada, durante a operação do sistema, por pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição em Saúde (Nupens/USP), do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (Geppaas/UFMG) e por técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).
“O questionário do Vigitel foi construído de modo a viabilizar a opção do sistema pela realização de entrevistas telefônicas feitas com o emprego de computadores, ou seja, entrevistas cujas perguntas são lidas diretamente na tela de um monitor de vídeo e cujas respostas são registradas direta e imediatamente em meio eletrônico”, diz o relatório.
“Esse questionário permite, ainda, o sorteio automático do membro do domicílio que será entrevistado, o salto automático de questões não aplicáveis em face de respostas anteriores, a crítica imediata de respostas não válidas e a cronometragem da duração da entrevista, além de propiciar a alimentação direta e contínua no banco de dados do sistema”, conclui o documento.
