loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 26/07/2025 | Ano | Nº 6019
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Cidades

Cidades

BANCO DE LEITE CONVOCA MÃES PARA SALVAREM VIDAS DE RECÉM-NASCIDOS

Maternidade Santa Mônica dispõe de apenas um terço do leite humano necessário para bebês internados

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Maceió, 19 de maio de 2022
Banco de leite da Maternidade Escola Santa Monica. Localizado Av. Comendador Leão, S/N - Poço, Maceió - AL. Brasil.
Foto:@Ailton Cruz
Maceió, 19 de maio de 2022 Banco de leite da Maternidade Escola Santa Monica. Localizado Av. Comendador Leão, S/N - Poço, Maceió - AL. Brasil. Foto:@Ailton Cruz -

Nenhum alimento faz tão bem ao bebê, especialmente aos que precisam de cuidados especiais quanto o leite materno. E na data em que se reforça a doação, a Maternidade Escola Santa Mônica, que atende gestantes de alto risco, faz uma convocação, pois está com baixo estoque, cerca de um terço do necessário para atender a demanda.

De acordo com a médica Andreia Pinheiro, que coordena o Banco de Leite da maternidade, a unidade conta neste momento com cerca de dois litros, quantidade para uma semana, mas necessita de, pelo menos, seis litros. “Hoje, temos cerca de 40 bebês internados na UCI e UTI que normalmente precisam de leite. Acontece que o número de internados pode mudar e a gente precisar de mais leite”, explica.

Andreia Pinheiro lembra que mães que têm excesso de leite são ideais como doadoras. “Atualmente não temos reserva de leite materno e por isso recorremos à imprensa e fazemos campanha. Sempre que temos doadoras pedimos exames feitos no pré-natal para ter mais informações. Cada banco de leite é vinculado ao hospital”, disse a pediatra.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite, o foco das campanhas são só bebês prematuros e que estão internados na UTI. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), apenas a Maternidade Escola Santa Mônica e o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) oferecem banco de leite materno em Maceió. No interior de Alagoas, Arapiraca, São Miguel dos Campos e Palmeira dos índios dispõem desse tipo de serviço.

DIA DA DOAÇÃO

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano - celebrado nessa quinta-feira (19) - é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. A data também chama a atenção da sociedade para a importância da doação de leite para os Bancos de Leite Humano (BLH).

Além de proteger contra infecções, o alimento é importante para os bebês prematuros porque eles têm dificuldades de sugar o leite materno. Por isso mesmo que é a melhor opção para alimentação de crianças internadas que, por algum motivo, não podem ser amamentadas diretamente no seio materno.

Para ser uma doadora, basta estar saudável e apresentar produção láctea maior do que as necessidades do próprio bebê. Para isso, basta entrar em contato com o banco de leite humano mais próximo do domicílio para fazer a doação.

Relacionadas