Clima
CHUVAS DEIXAM AO MENOS 20 MUNICÍPIOS ALAGOANOS EM ALERTA
Segundo o Inmet, previsão é de chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso meteorológico, nesta terça-feira (24), em que alerta para o perigo provocado por fortes chuvas, que podem atingir 20 cidades alagoanas até a manhã desta quarta-feira (25). O aviso tinha início previsto para às 18h de ontem. De acordo com o Inmet, a previsão é de chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Há risco de alagamentos e deslizamentos de encostas, além de transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. A região que pode ser afetada no estado é o leste alagoano, que compreende toda a faixa litorânea de Alagoas. Os municípios que devem ser atingidos são: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Japaratinga, Jequiá da Praia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Paripueira, Passo de Camaragibe, Piaçabuçu, Porto Calvo, Porto de Pedras, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Luís do Quitunde São Miguel dos Milagres. Desde a semana passada, os alagoanos foram alertados pelas autoridades para a possibilidade de fortes chuvas, que, segundo eles, poderiam causar uma tragédia semelhante ao que aconteceu em 2010. No entanto, a previsão não se concretizou, pois, segundo essas autoridades, a chuva caiu no mar.
MARINHA
Já a Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), emitiu um alerta de mau tempo, entre os dias 24 e 25 de maio, para o litoral de Alagoas. O aviso foi divulgado nessa segunda (24). Segundo o alerta, nos dois dias, o estado poderá ter pancadas de chuva fraca a moderada, com rajadas de vento S/SE força 7. Além disso, as ondas podem chegar a 2.2 metros. O aviso também aponta que a visibilidade ficará moderada. A temperatura ficará estável. “Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita?se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio”, informa o alerta.
IMPACTOS DA CHUVA
Nesta terça-feira (24), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) organizou um mutirão de limpeza em galerias pluviais obstruídas em Jaraguá e no Vergel do Lago, com objetivo de amenizar os impactos da chuva. As ações do cronograma retiraram cerca de cinco toneladas de lixo do sistema de drenagem. Foram mais de 100 toneladas de entulho removidos de galerias entre janeiro e maio. Os resíduos são fruto do descarte irregular e afetam negativamente a situação de alagamentos nas ruas durante o período de chuvas, já que causam obstrução do sistema de drenagem.
As ações do serviço seguem de acordo com as demandas e são realizadas diariamente. As equipes de desobstrução e limpeza fazem rondas e realizam serviços nos equipamentos.