loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 07/12/2025 | Ano | Nº 6114
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

Saúde

MACEIÓ VACINA APENAS 20% DO PÚBLICO-ALVO CONTRA INFLUENZA

Há oito dias do fim da segunda etapa da campanha, população que pode ser imunizada não atendeu ao chamado dos órgãos de saúde

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Destaque na vacinação vai para o número de trabalhadores da saúde, que chega a 49,51%
Destaque na vacinação vai para o número de trabalhadores da saúde, que chega a 49,51% -

Faltando apenas oito dias para o fim da segunda etapa da campanha nacional de imunização da Influenza, apenas 20,1% do público-alvo foi vacinado em Maceió. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a secretaria, pouco mais de 13% das crianças foram imunizadas. Esse baixo percentual pode ser visto em todos os públicos-alvos da campanha, inclusive entre os idosos: pouco mais de 31% estão imunizados.

Um destaque na vacinação vai para o número de trabalhadores da saúde, que chega a 49,51%. No entanto, há poucos dias do fim da campanha esse percentual ainda é considerado baixo. Os dados da Saúde mostram que apenas 11,85% das gestantes receberam a dose da vacina. Puérperas foram apenas 7,34%; professore vacinados somam apenas um percentual de 4,69%. Ainda integram o público-alvo da campanha, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, forças da segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema Prisional, caminhoneiros, trabalhador do transporte coletivo, trabalhador portuário, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e indígenas. São 112.934 pessoas que integram este público, mas apenas 3.151 já estão imunizados. Assim como aconteceu em anos anteriores, com essa baixa cobertura, a tendência é que o Ministério da Saúde adie o fim da campanha. A vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos. Em relação às crianças de 6 meses a menores de 5 anos, o Ministério da Saúde esclarece que aquelas que já receberam ao menos uma dose de vacina contra a gripe ao longo da vida, devem tomar apenas a dose deste ano. Já as que irão tomar pela primeira vez, devem agendar a aplicação da segunda dose, que é dada após 30 dias.

Nos pequenos a partir de 12 anos de idade, os imunizantes contra a Covid-19, assim como outras vacinas e medicamentos, poderão ser administrados de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. No entanto, as crianças de 5 a 11 anos de idade, deverão aguardar um período de 15 dias entre a vacina contra a Covid-19 e contra a Influenza.

O grupo prioritário de comorbidades contemplado para a segunda etapa de vacinação são pessoas que possuem doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, obesidade, imunossupressão, transplantadas e trissomias. As únicas contraindicações para a vacina são para pessoas que têm alergia à proteína do ovo ou apresentaram uma reação severa, a uma dose anterior da vacina.

Relacionadas