Convid
ESCOLAS PARTICULARES DE MACEIÓ VOLTAM A EXIGIR USO DE MÁSCARA
Dados da Sesau mostram que 41 crianças com até 10 anos morreram em decorrência da Covid-19 em AL


Com o alerta do aumento de casos de Covid nas escolas, situação discutida em reunião do Grupo Técnico (GT) da sala de situação da Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na semana passada, parte das escolas privadas de Maceió voltou a exigir a máscara dentro das unidades de ensino. Esse é o caso de duas que ficam no bairro Farol e uma na Gruta de Lourdes, que já enviaram comunicado aos pais dos alunos informando sobre a obrigatoriedade. Dados da Sesau mostram que 41 crianças com até 10 anos morreram em decorrência da Covid-19 em Alagoas, desde o início da pandemia. O Sindicato das Escolas Particulares deve ter um posicionamento sobre a volta da obrigatoriedade do uso de máscara esta semana. Até a última sexta-feira (10), apenas 28,48% da população de 5 e 11 anos tinha completado o esquema vacinal em Alagoas. “Aumentou muito o número de casos, inclusive várias instituições estão orientando para que seja retomado o uso obrigatório das máscaras em ambientes fechados. Caso a coisa tome uma proporção maior a gente vai provocar o Ministério Público do Trabalho para fazer uma discussão com o sindicato das escolas para uniformizar as ações principalmente com relação, de novo, a exigência do protocolo sanitário rígido”, afirma o professor Eduardo Vasconcelos, do Sindicato dos Professores do Estado de Alagoas (Sinpro/AL). Sobre o assunto, em nota, a Secretaria de Estado do Educação (Seduc) informa que segue monitorando a atual situação da pandemia da Covid-19 e, até o momento, segue o decreto do governo de Alagoas que torna optativa o uso da máscara nas unidades escolares da rede pública estadual. “A Seduc implementou diversas ações em prol da imunização de professores, servidores e estudantes da rede pública estadual desde o início da pandemia. Servidores foram prioridade na fila da imunização, ônibus escolares foram disponibilizados para o transporte de alunos até pontos de vacinação e unidades escolares foram locais de imunização na capital e no interior”, informa trecho da nota.
De acordo com a assessoria da Seduc, atualmente, mais de 70% dos alunos atendidos pela rede pública estadual estão imunizados e mais de 95% dos servidores da educação em todo estado também estão em dia com a vacinação.
Já a Secretaria Municipal de Educação (Semed) esclareceu que o protocolo sanitário estabelecido na portaria de Nº 0127/2022, de março deste ano, segue em vigor. “Entre os itens previstos na legislação estão a obrigatoriedade do uso de máscaras nos espaços fechados das unidades educacionais municipais e no transporte escolar. O uso é facultativo nos ambientes abertos, como pátios”. “A gente não pode brincar, o número de crianças e adolescentes vacinados ainda é muito pequeno. É um risco até para a família, que tem pessoas com comorbidades e idosos. Infelizmente está voltando”, conclui o professor Eduardo Vasconcelos.