Chuvas
MAIS MUNICÍPIOS DEVEM DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM ALAGOAS
Até esta segunda, mais de 59 mil pessoas tinha sido afetadas – 11,5 mil estavam desabrigadas; 47,5 mil desalojadas e registradas seis mortes


Mais municípios alagoanos devem decretar situação de emergência nesta terça-feira (5), subindo para mais da metade o número de cidades afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Até ontem, mais de 59 mil pessoas tinha sido afetadas – 11,5 mil estavam desabrigadas; 47,5 mil desalojadas e registradas seis mortes, quatro em junho e duas este mês. Com isso, deve subir de 52 para 56 o número de cidades alagoanas que estarão aptas a receber recursos federais por terem sido seriamente afetadas pelas chuvas, a partir da inclusão de Colônia Leopoldina, Dois Riachos, Feira Grande e Porto de Pedras, que aguardam decretação de emergência. A previsão é de mais chuva hoje, mesmo em menor volume na maioria dos municípios já afetados. As cinco cidades que registraram mais moradores desabrigados e desalojados foram, na sequência, Rio Largo (7 mil); Maceió (7,7 mil); Coruripe (3,9 mil); São José da Laje (3,8 mil) e Marechal Deodoro (3,8 mil). As mortes em decorrência das chuvas ocorreram Coruripe, Matriz de Camaragibe, Palmeira dos índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Campo alegre. O volume de chuvas dos últimos dias causou surpresa até mesmo em que é acostumado a lidar com esse tipo de ocorrência. Esse é o caso do coordenador operacional da Defesa Civil Estadual, major Allan Cavalcante. “Nunca vi tanta água no mesmo dia, até mesmo em localidades que a gente nunca imaginou choveu. Uma situação quase inacreditável”, conta o major. O coordenador lembra os municípios que apresentaram situação mais crítica. “Maceió, Satuba, Pilar, Rio Largo, Capela, Cajueiro, Marechal Deodoro, além daqueles do litoral Norte e Zona da Mata Norte de Alagoas. Trinta e sete municípios já tinham decretado emergência em decorrência da chuva de junho, agora foram mais 15 e a previsão é de mais 4”, explica Allan Cavalcante.
PESSOAS ILHADAS
Levantamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Alagoas mostra que foram registradas, até a tarde de ontem, 32 ocorrências que deixaram 167 vítimas ilhadas durante as fortes chuvas em mais da metade dos municípios. Foram duas situações de queda de árvores, com uma vítima. Em relação às pessoas ilhadas, as ocorrências foram registradas em Rio Largo (uma); Capela (duas); Atalaia (três); Marechal Deodoro (5); Rio Largo (120); Maceió (Bom Parto, perto de dez); Maceió (Prado, quatro); Maceió (Levada, mais de 20); Murici e Viçosa (sem informação sobre a quantidade de vítimas). Também foram registradas duas ocorrências de queda de árvore, uma delas na Chã da Jaqueira, que deixou uma vítima. Os municípios considerados em situação mais crítica pelo CBM são Murici, Rio Largo, Penedo, Viçosa, São José da Laje; União dos Palmares e Maceió. E, em estado de alerta, Rio Largo e Coruripe.