Pandemia
VARIAÇÃO DO NÚMERO DE MORTES POR COVID AINDA PREOCUPA MÉDICOS
Apesar disso, o Estado registra queda no número de novos casos, na ocupação de leitos e na redução de exames com resultado positivo


Apesar da queda do número de novos casos e da ocupação de leitos, da redução da quantidade de exames realizados e positivos, a variação do número diário de mortes pelo coronavírus ainda preocupa médicos e especialistas que compõem o Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19. Ontem (3), o panorama atual da doença em Alagoas foi debatido, na sede da Secretaria de Saúde, em Jaraguá.
Segundo o chefe do gabinete de Combate à Covid-19 infectologista Renee Oliveira, a equipe técnica avaliou que todos os parâmetros melhoraram em Alagoas. “Os exames no Lacen diminuíram, assim como os testes que deram positivos. Também diminuiu a procura por leitos e de internamentos, mas ainda é preciso esperar pela redução dos óbitos. Ele é o último a diminuir”, declara Renee Oliveira. Os últimos números relativos à Covid-19 nos municípios alagoanos também mostram que há muitos casos em investigação em Alagoas, pouco mais de 1,8 mil. De acordo com o último boletim epidemiológico emitido pela Sesau, Alagoas contabiliza, desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, mais de 318,4 mil casos confirmados da doença e 7.079 mortes. Já a taxa de ocupação de leitos hospitalares mostra que 63 das 284 vagas exclusivas para internação estão ocupadas, o que corresponde a 22%. Na semana passada, a análise dos números de casos, hospitalizações e óbitos pelo Grupo Técnico da Sala de Situação mostrou uma estabilização dos índices, com queda ainda tímida dos novos casos e do número de óbitos. O Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19 foi criado em 2020 com o início da pandemia do novo coronavírus e mobiliza semanalmente o gerente de Análise da Situação da Saúde, Herbert Charles Barros; o chefe do gabinete de Combate à Covid-19, infectologista Renee Oliveira; a gerente de Ações Estratégicas, Sylvana Medeiros; da coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Resposta em Vigilância em Saúde, Waldinéia Silva; a médica Janaína Gouveia e Kátia Betina, secretária-executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).
MORTES
Nesta quarta-feira (3), O boletim epidemiológico da Sesau mostra que, em 24 horas, Alagoas registrou mais 451 casos confirmados e dois óbitos por Covid-19.
Os dados ainda mostram que, atualmente, Alagoas tem 1.824 casos em avaliação epidemiológica, ou seja, aguardam os resultados dos testes. Pelo menos 310 mil alagoanos já contraíram o vírus, finalizaram o isolamento social e foram considerados como recuperados.