app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5691
Cidades Procura do público-alvo foi abaixo do esperado neste primeiro dia de imunização

MACEIÓ TEM BAIXA PROCURA POR VACINA PARA CRIANÇAS

.

Por TATIANNE BRANDÃO | Edição do dia 04/08/2022 - Matéria atualizada em 04/08/2022 às 04h00

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, nessa quarta-feira, a aplicação da primeira dose da vacina da Covid-19 para crianças com 4 anos de idade. No entanto, a procura deste público-alvo foi abaixo do esperado neste primeiro dia de imunização. A reportagem percorreu alguns postos de vacina, além do ônibus da vacina, no Centro de Maceió, e ponto localizado no Maceió Shopping e, no período da manhã, a busca pelo imunizante tinha ficado abaixo do esperado. No 2º Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, no bairro do Poço, até as 11 horas da manhã, apenas três crianças haviam sido imunizadas na unidade. Situação semelhante foi encontrada no posto do shopping, local de grande circulação, mas que apenas sete crianças tinham recebido o imunizante.

A baixa procura pode ser justificada devido às fortes chuvas que caem em Alagoas desde essa terça-feira. A expectativa é que o movimento melhore nos próximos dias.

“O início da vacinação para esse público coincidiu com as chuvas que caem na capital esses dias, mas eu acho que vai transcorrer melhor nos próximos dias. A gente também espera que a procura seja maior no final do dia, que é quando as crianças saem da escola”, afirmou a enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió, Camila Peixoto.

Com relação às crianças imunocomprometidas, a baixa procura já era esperada pela Gerência. Até o momento, a SMS obteve o registro de sete crianças nestas condições imunizadas na capital. Para essa faixa etária, a vacinação está liberada para crianças de 3 e 4 anos. Em Maceió, a estimativa é que 28.943 estejam aptas a tomar o imunizante da Coronavac. Atualmente, 36,88% da população pediátrica recebeu primeira e a segunda doses. “Os pais já estavam esperando por esse momento. Todo mundo já conhece a eficiência da Coronavac, não é uma vacina nova. Muitos deles têm outros filhos, que também receberam o imunizante, então, estão mais tranquilos com relação a isso”, disse Peixoto.

DOCUMENTAÇÃO PARA VACINAÇÃO PEDIÁTRICA

Para vacinar o público, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário que o pai e a mãe preencham o Termo de Assentimento para Vacinação Infantil que fica retido no ato de vacinação + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Maceió Shopping, das 9h às 21h, de segunda a sábado Pátio Shopping - de segunda a sábado das 15h às 21h, e domingo das 12h às 18h Unidades de saúde que atendem crianças de 3 a 11 anos II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço) - 09h às 16h, de segunda a sexta USF Cláudio Medeiros (Rio Novo) - 09h às 16h, de segunda a sexta USF Paulo Leal (Feitosa) - 09h às 16h, de segunda a sexta USF Arthur Ramos (Henrique Equelman) - 09h às 16h, de segunda a sexta Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (UFAL) - 09h às 16h, de segunda a sexta US Durval Cortez (Prado) - 09h às 20h, de segunda a sexta USF Ouro Preto - 09h às 16h, de segunda a sexta.

Mais matérias
desta edição