app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades Ministério lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação

PARALISIA INFANTIL: AL NÃO ATINGE META DE VACINAÇÃO HÁ SETE ANOS

Meta preconizada pelo ministério é de 95% do público alvo. Em 2015, esse percentual chegou a 94,3% em Alagoas e caiu para 75,1% em 2021

Por Hebert Borges | Edição do dia 10/08/2022 - Matéria atualizada em 10/08/2022 às 04h00

Dados do Ministério da Saúde apontam que há, pelo menos, sete anos Alagoas não atinge a meta de cobertura vacinal de bebês menores de um ano contra a poliomielite, que é a doença que causa a paralisia infantil. A meta preconizada pelo ministério é de 95% do público alvo. Em 2015, esse percentual chegou a 94,3% em Alagoas e caiu para 75,1% no ano passado. Na última segunda-feira (8), o ministério lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022. A mobilização será realizada entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro. Em Alagoas, 247.344 crianças estão aptas a tomar a vacina contra a poliomielite. O ministério alerta que essa progressiva queda das coberturas vacinais para poliomielite podem levar à formação de bolsões de pessoas não vacinadas e possibilitar a reintrodução do PVS e o surgimento de poliovírus derivado vacinal (PVDV). Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, totalizando mais de 14.3 milhões de pessoas, sendo que as crianças menores de um ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário e as crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP) desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

CAMPANHA

Entre as vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha estão: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Estarão disponíveis também, para atualização da caderneta de adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todas as vacinas que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI), são seguras e estão registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As campanhas de vacinação coincidirão com a realização da vacinação contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de três anos de idade.

Mais matérias
desta edição