loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Cidades

Religião

ROMEIROS PERCORREM 520 KM A PÉ EM PEREGRINAÇÃO ATÉ JUAZEIRO

Grupo saiu de Viçosa na madrugada do dia 1º de setembro e chegaram à terra santa nesta segunda-feira

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Peregrinos de Viçosa foram recebidos com festa quando chegaram em Juazeiro do Norte
Peregrinos de Viçosa foram recebidos com festa quando chegaram em Juazeiro do Norte -

Amparados pela fé em Padre Cícero Romão, cinco romeiros de Viçosa, município da Zona da Mata de Alagoas, percorreram cerca de 520 quilômetros a pé, em peregrinação até Juazeiro do Norte, no Ceará. A marcha celebra a vida e as bênçãos alcançadas pelos viçosenses, que partiram na madrugada do dia 1º de setembro e chegaram à terra santa ontem (12) pela manhã. Josivaldo Alves Rodrigues, conhecido na cidade como Val do Sindô, relata que o grupo enfrentou os desafios da jornada contando com a boa vontade de outros romeiros, que encontraram na estrada, e das pessoas das cidades pelas quais passaram. O maior desafio, muito além do sol, da chuva, do escuro e da lama que enfrentaram no percurso, foi o estresse ocasionado pelas poucas horas de sono e descanso. O segredo para vencer todos esses percalços não poderia ser outro: fé. “Antigamente, nossos ancestrais não tinham nada motorizado para mostrar o seu valor e a sua fé, como temos hoje. Eles vinham a pé a Juazeiro. A gente queria mostrar que ainda existem pessoas com a mesma fé, com a mesma vontade de se sacrificar em nome das coisas importantes. Com fé em nosso padrinho Padre Cícero, deu tudo certo”, diz Val do Sindô. A romaria partiu da Princesa das Matas, alcunha da cidade de Viçosa, com seis homens de fé: Val do Sindô, de 50 anos; Valdemir de Lima, conhecido como Val do Manoel, de 40 anos; Geraldo dos Santos, o Deraldo, 48; Edmilson Gomes, conhecido como Miguel das Bicicletas, de 54 anos; Paulo Lourenço da Silva, 45; e José Cícero Bernardino, de 40 anos. José Cícero, no entanto, teve que abandonar a peregrinação com pouco mais de 200 quilômetros percorridos, em decorrência do desgaste físico e das feridas nos pés. Além do grupo que ia a pé, um veículo de apoio acompanhava os romeiros, para que tivessem um socorro rápido em uma eventualidade. No carro, estavam Jhones Antero da Silva, 24; Maria José da Silva de Oliveira, 50, e Roberta Paes de Oliveira, 36.

“A gente acordava de madrugada e passava duas horas caminhando. Parava pra tomar café e depois retomava a caminhada. Almoçava, depois voltava para a estrada. A gente dormia já de noite e, logo depois, voltava a caminhar”, detalha Val do Sindô.

O contato estrada afora era difícil. Em áreas rurais, a internet móvel não funcionava e os romeiros precisavam aguardar até a próxima área povoada para dar notícias aos outros fiéis e familiares, que se juntaram em um grupo no aplicativo WhatsApp para acompanhar, mesmo que virtualmente, a romaria. “Bom dia, grupo! Só falta Missão Velha (CE) pra gente chegar no Juazeiro” — anunciou um dos romeiros no grupo, pouco antes de, finalmente, chegar à terra sagrada, onde os Romeiros da Viçosa participam da festa de Nossa Senhora das Dores.

RECEBIDOS COM FESTA

Nessa segunda-feira (12), quando os alagoanos cruzaram as fronteiras de Juazeiro do Norte, uma comitiva formada por motociclistas, caravanas de fiéis católicos, imprensa e o padre local, Cícero José, recebeu o grupo com festa, fogos de artifício e canções religiosas. Em desfile pela cidade, os viçosenses anunciavam “Chegamos, somos os Romeiros da Viçosa que vieram mostrar sua fé em Juazeiro”, repetiam pelas ruas.

“Dever cumprido, com muita satisfação, com muita fé, com muito sacrifício, com muito amor a Deus e ao nosso Padre Cícero. Quero vir mais vezes, se Deus quiser. A gente quer mostrar que é possível alcançar o que se quer por meio da fé e também mostramos que existe muita bondade no mundo, encontramos muitas pessoas boas pela estrada, pessoas que não tinham muito, mas tinham fé em Deus e um coração bom”, afirmou Val do Sindô, na chegada ao destino dos romeiros. Já em solo sagrado, os peregrinos participam de festividades religiosas até o final da semana, quando retornam para Viçosa por meio de transporte terrestre. A previsão é que, na sexta-feira (16), os Romeiros da Viçosa sejam recebidos com festa pelos fiéis locais.

Relacionadas