
SEMANA DO TRÂNSITO CONTA COM PASSAGEM GRATUITA EM MACEIÓ
As atividades contam com exposição, seminário sobre mobilidade urbana e o uso consciente do transporte público na capital alagoana
Por ANNA CLÁUDIA ALMEIDA | Edição do dia 20/09/2022 - Matéria atualizada em 20/09/2022 às 04h00
Com o objetivo de conscientizar a sociedade para um trânsito mais seguro, a fim de diminuir acidentes, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió organizou uma programação com diversas ações educativas. Trata-se da Semana Nacional do Trânsito 2022 que começou ontem (19) e segue até a próxima sexta-feira (25). Uma das ações é oferecer passagem gratuita para os usuários do transporte coletivo.
As atividades contam com exposição, seminário sobre mobilidade urbana e o uso consciente do transporte público, além de campanha educativa e passagem de graça no Dia Mundial sem Carro. Segundo o coordenador do Núcleo de Operação Integrada (NOI), Patrick Calado, as ações visam trazer uma reflexão sobre a segurança no trânsito para conscientizar motoristas e pedestres. “Maceió vem sofrendo muito com os altos índices de acidentes de trânsito. Estamos sangrando e precisamos agir para mudar esse cenário. Os temas das nossas ações nessa semana são quase todos voltados para refletir sobre nossas condutas no trânsito. Precisamos entender o porquê de tanta intolerância nas vias da nossa capital e para isso, falar sobre, discutir as causas, ouvir os atores do trânsito para que, assim, consigamos avançar e reduzir esta triste realidade de acidentes e mortes”, disse. Os números de violência no trânsito vêm aumentando consideravelmente, segundo o órgão, basta observar a quantidade de acidentes com vítimas fatais nas últimas semanas. Segundo a SMTT, várias ações rotineiras estão sendo efetivadas para mudança do cenário. “Todo nosso corpo técnico tem buscado alternativas para minimizar este cenário. Intensificamos as palestras em escolas e empresas públicas e privadas, fazemos diversas ações educativas com os personagens mais vulneráveis do trânsito, que é o pedestre, o ciclista e o motociclista”, acrescentou Calado. Regiões mais críticas da cidade são analisadas para reforçar a fiscalização, num trabalho constante. “Estamos na iminência de aumentar nosso efetivo operacional com a aprovação do Projeto de Lei do Serviço Voluntário Remunerado, conhecido como ‘Bico Legal’. Isso permitirá à SMTT realizar diversas ações, que hoje não há viabilidade por déficit do efetivo. Porém, faço um alerta e um apelo à sociedade. A SMTT, sozinha, jamais irá conseguir reverter toda essa situação de violência no trânsito. Precisamos cada vez mais da conscientização da sociedade, que precisa mudar sua cultura. Peço aos pais que procurem ser exemplos para seus filhos, respeitem as sinalizações de trânsito e os limites de velocidade das vias. Que todos sigam esse exemplo e sempre tenham em mente que no trânsito não há nada mais importante que a vida”, reforçou o coordenador.
No Dia Mundial sem Carro, na próxima quinta-feira (22), haverá passagem gratuita para os usuários do transporte coletivo. O embarque será de graça, apenas para os passageiros com o cartão VAMU na modalidade Cidadão. “Hoje o cartão cidadão é a modalidade que representa o dinheiro. Logo, é aquela pessoa que de fato paga a passagem. Já que nas outras modalidades já possuem algum tipo de benefício”, disse Patrick Calado.
A SMTT afirma ainda que está sempre analisando e moldando seus serviços para oferecer, cada vez mais, qualidade e conforto para a população. Hoje 100% da frota cadastrada está operando e estima-se que até dezembro mais 50 ônibus façam parte da frota, todos com ar condicionado. A gestão segue trabalhando para promover um transporte ainda mais confortável.
PROGRAMAÇÃO
A abertura das atividades contou com o lançamento da exposição, no Pátio Shopping, que traz uma reflexão sobre o tema da edição deste ano que trata da ‘Tolerância humana aos impactos dos acidentes de trânsito’. Neste dia também está programado o seminário “O transporte público como aliado para a solução do uso excessivo dos carros”. Entre os temas que serão abordados estão a tecnologia como melhoria da experiência do usuário no Transporte Público por ônibus; o olhar do Ministério Público no fomento ao transporte por bicicleta; e uma discussão sobre o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió, o SIMM. Para participar do seminário que tem como tema o transporte público como aliado para a solução do uso excessivo dos carros basta fazer a inscrição de graça, clique aqui .O evento será realizado na próxima quinta-feira (22), a partir das 8h30, no Cinema Kinoplex, Maceió Shopping.