Educação
NEM TODAS AS ESCOLAS CONSEGUIRAM DAR OS PRIMEIROS PASSOS
Como tudo é muito novo, todas as partes envolvidas na rede particular estão, na verdade, passando por um processo de adaptação


Na rede particular de ensino, nem todas as unidades conseguiram dar, com êxito, os primeiros passos para essas mudanças, que são obrigatórias por lei, mas que exigem investimentos e muito esforço por parte de toda a equipe de profissionais e também de pais e alunos. Como tudo é muito novo, todas as partes estão, na verdade, passando por um processo de adaptação. Com a proximidade do final do ano letivo, é chegada a hora de avaliar de que forma funcionaram as turmas da 1ª série do Ensino Médio, para que os erros não voltem a se repetir em 2023, com a abrangência dos alunos da 2ª série ao novo modelo. O Colégio Marista de Maceió é um dos que avaliam como positivas as mudanças implementadas este ano. Lá, o envolvimento e esclarecimento dos pais de alunos foi fundamental para uma boa aceitação das adequações. Ainda no início do ano letivo, as famílias como um todo participaram de reuniões para esclarecimentos e os primeiros dias de aula foram considerados cansativos pelos alunos, mas a adaptação veio rápido e hoje tudo tem funcionado de forma plena. De acordo com a vice-diretora educacional do Marista, Elizabeth Cocentino, o que mais mudou foi justamente a criação dos itinerários integrados e optativos. O colégio também vem oferecendo algumas disciplinas à distância, em parceria com a PUCRS, que podem ser assistidas de casa, com oferta de biblioteca virtual. A partir deste ano, os alunos da 1ª série também passaram a ter aulas em dois turnos duas vezes por semana. “Tudo isso agregou muito à qualidade do ensino” destaca.
Para 2023, a expectativa é a melhor possível. A ideia é corrigir o que não deu certo e fazer os ajustes necessários para a obtenção dos melhores resultados. “Agora vai ser muito mais tranquilo. É uma experiência nova para todo mundo e nessa quinzena já estaremos reunindo os pais dos alunos que passam para o Ensino Médio em 2023. Com os estudantes, já estamos fazendo um trabalho desde o mês de junho. Por tudo isso, acredito que no próximo ano tudo será mais tranquilo”, destaca Elizabeth, ressaltando que algumas mudanças ao modelo implantado este ano já estão sendo pensadas no sentido de melhorar ainda mais a dinâmica e a qualidade do ensino.
Em outro colégio particular, o Maria Montessori, situado no bairro da Gruta, em Maceió, a implantação também se deu este ano e os alunos têm aulas de disciplinas eletivas, além de outras atividades que entraram na grade. “A mudança tirou o foco do conteúdo que a gente ofertava, da Educação Básica, e passou a oferecer o itinerário formativo, que tem uma parte que é de aprofundamento, outra de eletivas e outras do Projeto de Vida, que é um DNA que a escola já vem oferecendo aos alunos muito antes da mudança, como educação socioemocional, com orientação para o trabalho; a parte da espiritualidade, da formação humana e a OTI, que é a formação para o trabalho intelectual”, afirmou Tânia Almeida, Coordenadora Pedagógica do Montessori.