Educação
IMPLANTAÇÃO NOVO ENSINO MÉDIO É DESAFIO PARA EDUCAÇÃO EM AL
Estudantes da primeira série do Ensino Médio são os primeiros a experimentarem o novo modelo de ensino trazida por nova lei


A implantação do Novo Ensino Médio em Alagoas teve início, neste ano de 2022, nas redes pública e particular de ensino. Aumento da carga horária e a possibilidade de os alunos escolherem algumas disciplinas dentro da linha com a qual mais se identifica são apenas algumas das mudanças implementadas. Com as novidades, trazidas pela Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o objetivo é garantir a oferta de uma educação mais completa a todos os jovens, aproximando as escolas à realidade dos estudantes, considerando as novas demandas e complexidades do mercado de trabalho e da vida em sociedade. As alterações começaram este ano pela 1ª série. A meta é que, em 2023, as mudanças curriculares abranjam os alunos da 2ª série e, em 2024, os da 3ª série do Ensino Médio. Fechando, dessa forma, o ciclo. A criação dos itinerários formativos é a grande virada de chave dessas transformações. Trata-se do conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outros, que os estudantes poderão escolher ao chegarem ao Ensino Médio. Isso significa que, além das disciplinas convencionais e obrigatórias para todos - como Matemática, Português, Biologia, Química, Física e outras - também são ofertadas opções que se enquadram aos anseios de cada estudante, que precisa escolher e ter bom desempenho nelas para aprovação - tendo em vista que, apesar de serem objetos de escolha, também são obrigatórias. Importante destacar que os itinerários formativos ofertados são de livre escolha de cada unidade de ensino. Nas escolas da rede estadual, um dos eixos estratégicos implantados pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc/AL) chama-se Projeto de Vida. Por meio dele, a escola trabalha com ações e disciplinas optativas que dão uma direcionamento pedagógico para vida do aluno como um todo, como aspirações profissionais e referências, por exemplo. Dentro do Novo Ensino Médio na rede estadual, também foram implantados componentes curriculares eletivos e o desenvolvimento de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apesar de todas as mudanças, especificamente na rede pública, não houve o aumento da carga horária, tendo em vista que as escolas em Alagoas já contavam com a carga horária mínima de 3.000 horas no Ensino Médio. Para fazer uma avaliação desse primeiro momento de implantação do Novo Ensino Médio, a Seduc diz que tem realizado escutas em diversos espaços, bem como vem fazendo o acompanhamento pedagógico. Os professores da rede também estão sendo capacitados. A pasta está promovendo um curso de MBA sobre o itinerário de Educação Profissional, que é promovido pela Escola de Governo da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) em parceria com a FGV. No total, 750 professores da pasta estão fazendo a especialização.
CEDO PARA AVALIAR
Para a secretária de Assuntos Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal) e conselheira do Conselho Estadual de Educação, Edna Lopes, ainda é cedo para avaliar a implantação do Novo Ensino Médio na rede pública de Alagoas e o ideal é esperar o término do atual ano letivo para que isso possa ser feito. Apesar disso, ela critica a forma como a mudança aconteceu, sem que nenhuma consulta à comunidade escolar fosse feita.