loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 24/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Cidades

Protesto

AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS ACAMPAM NA PORTA DE SECRETARIA

A categoria, que pede a implantação do piso salarial nacional, informou que só sairá do local se houver avanço nas negociações

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Os profissionais armaram tenda na porta da Secretaria Municipal de Saúde, em Maceió
Os profissionais armaram tenda na porta da Secretaria Municipal de Saúde, em Maceió -

Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (ACS e ACE) de Maceió estão acampados, na Rua Dias Cabral, no Centro de Maceió, desde essa última segunda-feira (17). A categoria, que está em greve desde o dia 11 de outubro, pede a implantação do piso salarial nacional no início da carreira. Os profissionais estão na porta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com uma tenda, cadeiras e barracas de acampar até que ocorra algum avanço nas negociações com a Prefeitura Municipal de Maceió. O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro, e o diretor Sérgio Leandro também estão participando da atividade de luta.

Nelson disse que as lideranças não foram recebidas pela secretária de Saúde, Célia Maria, e não existe qualquer conversa com os trabalhadores. “Estivemos no gabinete da secretária e ela não estava. Procuramos informações sobre um processo que estava sendo enviado para a Secretaria Municipal de Gestão, com informações sobre o piso salarial, e apesar de ter sido despachado, não explicaram nada sobre a situação”, relatou.

Segundo a categoria, o município de Maceió está pagando um complemento dos salários para aqueles que recebem menos que os R$2.424,00, mas os 1.250 servidores públicos municipais querem a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras com o vencimento inicial sendo os dois salários mínimos vigentes, como pede a Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022. A greve geral é organizada pelo Movimento Unificado Pela Implantação do Piso Salarial dos ACS e ACE de Maceió, formado pelo Sindicato dos Servidores da Secretaria de Saúde do Município de Maceió (Sindsaúde), pelo Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (Sindas), pelo Sindacs-AL e pela Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Maceió (AACEM).

Relacionadas