app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Cidades As ações realizadas pela Sudes envolvem capinação, limpeza, consertos e pinturas

CEMITÉRIOS DE MACEIÓ GANHAM REPAROS PARA DIA DE FINADOS

Os serviços realizados pela Prefeitura nos oito campos santos devem ser concluídos até o dia 1° de novembro, véspera do feriado

Por Greyce Bernardino | Edição do dia 29/10/2022 - Matéria atualizada em 29/10/2022 às 04h00

Com o Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, data onde as pessoas costumam visitar seus entes queridos nos cemitérios da capital, a Prefeitura de Maceió iniciou diversas melhorias nos campos santos. Atualmente, a cidade conta com oito cemitérios e todos estarão funcionando neste dia. Os serviços devem ser concluídos até o dia 1° de novembro, véspera do feriado.

As ações realizadas pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) envolvem a capinação, limpeza, o conserto de calçadas e meio fio, além da pintura dos espaços. A fachada dos cemitérios também está ganhando uma nova cara com o afresco realizado nos muros, retirando pichações feitas pela população e marcas causadas pelo tempo. De acordo com Chrystiano Lyra, coordenador geral de fiscalização, o trabalho foi intensificado para o Dia de Finados, mas vem sendo feito desde o início do ano e continuará durante toda a gestão.

“Infelizmente, herdamos cemitérios abandonados e, desde do início da gestão, estamos realizando os serviços necessários neles. Para essa data importante, intensificamos alguns reparos para que os campos santos municipais fiquem confortáveis para quem for frequentá-los”, disse.

Nos cemitérios São José, Divina Pastora, Santa Luzia, Nossa Senhora do Ó, Nossa Senhora Mãe do Povo, Nossa Senhora da Piedade e São Luiz o horário de funcionamento será de 8h às 17h. Nos locais, também haverá missas. “Cada paróquia responsável pela região do Cemitério fará a celebração dentro do horário desejado por elas”, informou a assessoria da Sudes.

SANTO ANTÔNIO

Fechado desde outubro de 2020, devido ao afundamento de solo no bairro de Bebedouro, o Cemitério Santo Antônio foi reaberto para visitação em outubro de 2021. O local também vem passando por todos os reparos necessários e limpezas cabíveis. Esse campo santo, em específico, teve seu horário reduzido durante o Dia de Finados do último ano, além da necessidade de agendamento para comparecer. Para este ano, o funcionamento será igual aos cemitérios supracitados e, ademais, não será necessário agendamento prévio para visitação.

EDITAL PARA COMERCIANTES

Para organizar o comércio informal de água, flores e velas nas portas dos cemitérios de Maceió no feriado do Dia de Finados, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) ficou responsável pelo edital de credenciamento para os ambulantes que quiserem trabalhar no dia 2 de novembro. Os comerciantes informais que atenderem os critérios estabelecidos estarão liberados para vendas entre 31 de outubro a 02 de novembro.

Mais matérias
desta edição